Na fila à espera de um transplante de rim, um gaúcho de 59 anos fez a viagem da vida neste domingo (10). Ele estava em casa, na cidade de Passo Fundo, quando foi chamado para comparecer às pressas no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre. O esperado rim estava disponível, mas era preciso chegar o mais rápido possível na capital.
FAUSTÃO RECEBE ALTA APÓS TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
A bordo de um táxi, o paciente seguiu viagem em direção à Região Metropolitana mas, na altura do município de São José do Herval, foi surpreendido por um congestionamento na BR-386. A saída foi pedir ajuda à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que destacou uma equipe para escoltar o táxi até o hospital, na Avenida Independência, em Porto Alegre.
ENTENDA COMO FUNCIONA A FILA DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL
“Neste tipo de cirurgia o tempo é um fator importantíssimo para o sucesso. O trabalho da PRF foi fundamental para garantir que o paciente chegasse dentro do horário limite para a realização da cirurgia”, destacou em nota a Polícia Rodoviária Federal. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, quase 30 mil pessoas estão na fila de espera por um rim no Brasil.
LEIA TAMBÉM