Na manhã deste sábado (26), moradores de Estância Velha não precisaram ir até Porto Alegre para fazer doação de sangue, isso porque o município recebeu o ônibus do Hemocentro em uma ação de coleta, onde 75 pessoas foram atendidas. A última vez que o Hemocentro veio a Estância Velha foi antes da pandemia. “Quando nos deslocamos aos municípios estamos facilitando o acesso a doação de sangue”, diz a enfermeira Sarina Trevizan.
Segundo a técnica de enfermagem, que atua no Hospital Municipal Getúlio Vargas, Rosângela Lume, a casa de saúde tem a preocupação de manter os estoques de sangue. “Temos um consumo razoável, mesmo sendo um hospital pequeno, temos uma boa demanda. Então essa ação facilita e nos ajuda a captar novos doadores”, reforça Rosângela.
Para a faturista Karina Michele da Silva, 43 anos, a vinda do Hemocentro até a cidade deveria ser mais seguido. “Eu doo sangue de três em três meses e sempre vou até Porto Alegre, então poder doar sem sair da minha cidade é muito melhor, otimiza o tempo”, diz Karina, que esperava na fila sua vez de realizar a doação.
Dentro do ônibus, há quatro macas para realizar as coletas. “Os municípios solicitam a ação e a gente consegue agendar, temos programação mensal. Para os estancienses a referência é em Porto Alegre, então olha o tempo que eles economizam não precisando se deslocar”, enfatiza Sarina.
A recrutadora Cristiane Dilkin, 37, diz que já doou sangue, mas ficou um tempo sem ter tempo para ir até Porto Alegre e quando doava preferia ir em Novo Hamburgo, porém não é referência para o Hospital de Estância Velha. “Hoje achei um máximo, amo participar dessas coisas e poder fazer o bem”, relata.
Município transporta doadores
Sem a ação do ônibus do Hemocentro, as coletas de sangue para manter o estoque do Hospital ocorrem de 15 em 15 dias. “O município tem transporte e leva as pessoas até Porto Alegre. Uma vez no mês mobilizamos um posto de saúde e levamos as pessoas daquela região”, explica Rosângela.
Para agendar doação de sangue, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Estância Velho ou com o Hospital Getúlio Vargas, no (51) 3191-8010.
LEIA TAMBÉM