abc+

O Empresário

O Empresário: 103 anos de atuação em prol do empreendedorismo

Região e empresas associadas são beneficiadas pela ACI-NH/CB/EV/DI

Publicado em: 18/10/2023 às 13h:44 Última atualização: 18/10/2023 às 13h:45
Publicidade

Conteúdo produzido por ACI-NH/CB/EV/DI
51 2108.2108 – www.acinh.com.br

Há exatos 103 anos, em 18 de outubro de 1920, um grupo de comerciantes do então segundo distrito de São Leopoldo fundava a Associação Comercial de Novo Hamburgo. Das primeiras ações aos dias atuais, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) registrou grande transformação física, institucional e de representatividade. E teve participação destacada no desenvolvimento econômico sustentável do Vale do Sinos e das empresas associadas – atualmente, são cerca de 1.100, localizadas em 49 municípios de sete estados brasileiros.

Desde 2022, a atual gestão desenvolve um amplo programa de transformação digital e disponibiliza mais de uma dezena de produtos e serviços a Microempreendedores Individuais, micro, pequenas, médias, grandes empresas e startups.

Ferramenta de consulta e análise de crédito, planos de saúde empresariais, plataforma on-line para recrutamento de talentos, programa de microcrédito, veículo de investimentos em startups, nova versão do Cadastro do Comércio de Calçados – 3C, certificado de origem, atendimento jurídico, capacitação empresarial, descontos em instituições de ensino, guia de descontos, locação de salas e escritório da Junta Comercial são algumas das soluções que facilitam as atividades das empresas e potencializam negócios. “Em breve, novas opções serão apresentadas para proporcionar benefícios adicionais ao nosso quadro social”, informa o presidente, Diogo Leuck.

Capacitação empresarial

A capacitação profissional é uma das principais atividades desenvolvidas pela ACI-NH/CB/EV/DI. Em 2023, o setor de cursos completa 60 anos de atuação ininterrupta e, até setembro, promoveu 50 cursos, com 732 participantes. Em 2022, foram realizados 73 cursos em diferentes áreas do conhecimento, com 943 participantes e avaliação superior a 90%. Já o número de eventos realizados em 2022 foi 98. Este ano, até setembro, a entidade já soma 65 eventos realizados, com 3.102 participantes. O total de eventos previsto para 2023 é 82.

Profissionais ligados às empresas associadas também usufruem de descontos em instituições de ensino da região. Entre o primeiro semestre de 2022 e igual período de 2023, 2.511 profissionais, de 555 empresas, ativaram o desconto, que chega a 60% em determinados cursos e instituições.

Valor aos associados

Focada em novos produtos e serviços e entrega de valor que representa, a ACI oportunizou aos associados a restituição de mais R$ 100 milhões através de ações judiciais coletivas nos últimos três anos e já beneficiou 25 micro e pequenas empresas, totalizando R$ 1,08 milhão, com microcrédito. “Isso indica que, além da representatividade, a ACI entrega valor diário e monetário aos seus associados. E também reforça o propósito de apoiar e promover o desenvolvimento sustentável dos associados e da região. A página quinzenal O Empresário nos jornais do Grupo Sinos é prova disso, pois transforma uma excelente revista trimestral, que era voltada somente para associados, em conteúdo recorrente e de fácil acesso para todos”, afirma Diogo Leuck.

O presidente convida associados para a diplomação da diretoria para o biênio 2024-2025, que ocorre no próximo dia 25, a partir das 11h, no Centro de Eventos do Swan Tower Novo Hamburgo. Na oportunidade, serão diplomados o presidente eleito, Robinson Oscar Klein, os membros do conselho fiscal e os vice-presidentes.

Conexões de valor

Conteúdo à comunidade

A ACI-NH/CB/EV/DI, a Cresol e o Sebrae RS passam a disponibilizar à comunidade empresarial da região o conteúdo editorial até então veiculado pela revista O Empresário e pelos canais internos da entidade. “O objetivo é oportunizar o acesso a informações relacionadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável a toda a comunidade regional, para que profissionais e empresas de todos os portes e segmentos possam utilizá-las em suas atividades diárias”, explica Diogo Leuck.

Referência para negócios

“Dois de nossos princípios são a informação e o interesse pela comunidade. Eles nos indicam o que significa essa ação da Cresol em conjunto com a ACI-NH/CB/EV/DI e o Sebrae RS. O objetivo é fazer com que associados e não sócios consigam, a partir das informações que forem publicadas e compartilhadas, ter uma referência sobre o andamento de seus negócios e a atuação em seus respectivos segmentos, tendo acesso a elementos para qualificar a governança, o processo produtivo, a gestão de pessoas, a gestão financeira, o planejamento estratégico e a visão do futuro. Será seguramente um período de muita produção e compartilhamento de conhecimentos, informações e experiências. A Cresol, como parceira dessa iniciativa, reafirma o compromisso que tem com os seus associados e as comunidades onde está inserida. Assim como a Cresol se fortalece a partir da relação com seus parceiros e seu quadro social, os associados da ACI-NH/CB/EV/DI também se beneficiam dessa dinâmica. Teremos um círculo virtuoso de fortalecimento da relação com o nosso quadro social e com todo o Vale do Sinos.”
Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação

Estratégia oportuna

“São três organizações de grande inteligência que estão conectadas com o mercado e vão levar oportunidades e conteúdo relevantes à comunidade empreendedora e àqueles que desejam empreender. São conteúdos de ponta e uma forma de diálogo que se estabelece com o objetivo de levar a fonte da visão do empreendedorismo e do ambiente de negócios para a região. É também uma estratégia oportuna que busca uma comunicação assertiva e a geração de futuros negócios. O Sebrae está muito feliz por poder participar da construção desta estratégia e entende que vamos lograr muito êxito com estes três parceiros atuando em conjunto para uma tomada de decisão dos candidatos a empreender e dos empreendedores que já atuam no mercado.”
Marco Aurélio Copetti, gerente regional do Sebrae RS

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade