Um tipo de verme de 46 mil anos, descrito como nematóides, é encontrado no permafrost da Sibéria e renasceu após um descongelamento. De acordo com cientistas na Alemanha, a espécie ainda não havia sido declarada.
A espécie definida como a Panagrolaimus Kolymaensis, estavam congelados em uma toca em depósitos de lodo no permafrost, em uma camada de subsolo congelado. Já o estudo, publicado na revista PLOS Genetics e pesquisadores da Zoologia da Universidade de Colônia, do instituto Max Planck de Biologia Celular e Genética Molecular, do Centro de Biologia de Sistema de Dresden, fizeram parte da pesquisa.
Segundo a reportagem do G1, em 2018 os pesquisadores renasceram dois nematóides e revelaram que estavam em criptobiose há cerca de 46 mil anos.
Perigos para a sociedade
De acordo com o doutor Philipp Schiffer, da universidade de Colônia, não existe nenhum perigo de que esses organismos antigos descongelados possam oferecer.
“É algo possível. E com o Covid, todos nós vimos o que pode acontecer de repente. Mas eu não diria que há um perigo iminente dessas formas trazerem algumas bactérias que de repente começam a matar humanos”, declarou.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags