abc+

TRADICIONALISMO

Novo Hamburgo dá início às celebrações farroupilhas: "Agrega tudo o que cultivamos ao longo do ano"

Chama Crioula foi acesa no domingo, no DTG Camboatá

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 11/09/2023 às 05h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 21h:14
Publicidade

A centelha da Chama Crioula foi acesa no Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Camboatá, no Grêmio Atiradores, em Novo Hamburgo, durante programação deste domingo (10). O fogo foi conduzido por uma cavalgada e entregue para a presidente do clube, Sabrina Wildner, o patrão do DTG, Luciano Pereira, e o coordenador da 30ª Região Tradicionalista (RT), Carlos Alberto Moser.

Moser, Sabrina e Pereira acenderam a Chama Crioula | Jornal NH



Moser, Sabrina e Pereira acenderam a Chama Crioula

Foto: Susana Leite/GES-Especial

Ao logo da programação Farroupilha, o DTG terá atividades campeiras, como vaca parada (dia 17), futebol de bombacha e vôlei de saia (ambas dia 20), além de bailes de galpão, danças tradicionais e até curso de fandango. “A Semana Farroupilha agrega tudo o que cultivamos ao longo do ano no DTG”, comenta Pereira.

Para a presidente do clube, os festejos farroupilhas têm não só o simbolismo da tradição, como também representa a comunhão entre as famílias. “Buscamos sempre resgatar nossa cultura e isso traz um envolvimento das famílias em torno da Semana Farroupilha”, afirma Sabrina.

O DTG completa 37 anos de fundação no dia 2 de outubro. Para comemorar, serão distribuídas 37 mudas de camboatá, árvore que dá nome à entidade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade