abc+

NOVA CLT

Novo Estatuto do Trabalho, que tramita no Senado, será debatido em plenária em Campo Bom

Audiência pública com a presença do relator do projeto, o senador Paulo Paim, ocorre quinta-feira, 20.

Joceline Silveira
Publicado em: 14/07/2023 às 12h:05
Publicidade

O Estatuto do Trabalho (SUG 12/2018), projeto de lei que tramita no Senado Federal, proposto para substituir a CLT e reverter os efeitos da Reforma Trabalhista de 2017, será debatido na Plenária Regional Estatuto do Trabalho e Desenvolvimento, quinta-feira (20), às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Campo Bom. Será a primeira audiência pública de uma série que percorrerá o país. No comando dos trabalhos, o relator do projeto, o senador Paulo Paim (PT/RS), apresentará as propostas que visam aprimorar os direitos trabalhistas existentes.

 

Senador Paim, autor dos PLs | Jornal NH



Senador Paim, autor dos PLs

Foto: Roque de Sá / Senado Federal

Discussão

Apelidada de nova CLT pelo senador, a SUG 12/2018 está em construção e nesta etapa vai ouvir representantes dos trabalhadores, empregadores, movimento sindical, além de especialistas e juristas, para “ampliar o debate envolvendo toda a sociedade na discussão”, conforme adiantou Paim.

Alterações propostas

O texto regulamenta assuntos relacionados a inclusão social, modernização do trabalho, salário mínimo mensal e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Regional

Proposta através de uma iniciativa inédita, entre movimentos sindicais, sociedade civil e instituições de ensino, a Plenária Regional será o evento introdutório para a criação de uma câmara regional de iniciativas que estimulem o desenvolvimento. Neste sentido, a Universidade Feevale e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), parceiros do projeto, apresentaram painéis sobre formação profissional e a educação para o mundo do trabalho com o reitor do IFSul, Flávio Nunes e o pesquisador Gabriel Grabowski da Feevale.

“Reunimos membros de diferentes setores como da educação, representada pelas universidades, e do setor calçadista, responsável por boa parte da produção da nossa região, para gerar uma amplitude de opiniões sobre o tema do trabalho”, explica o vereador de Campo Bom Victor Souza (PCdoB), um dos coordenadores da iniciativa junto com a Federação Democrática dos Trabalhadores na Indústria do Calçado do RS e o Sindicato dos Sapateiros de Parobé.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade