As obras da duplicação do viaduto próximo ao Parque Assis Brasil iniciaram nesta quinta-feira (5), em Esteio, sem grandes interferências no trânsito durante a tarde. Mas, ao entardecer, na hora do rush, ocorreram congestionamentos maiores devido aos estreitamentos de pista para a instalação do canteiro de obras junto ao viaduto de acesso a Esteio.
O primeiro bloqueio parcial ocorreu no sentido capital-interior. Nesta etapa, foi feita a cravação das estacas de fundação do viaduto de duplicação.
Melhorias
Com objetivo de reduzir os congestionamentos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê a construção de um novo viaduto à direita do atual da BR-116, no sentido interior-capital. Quando ele estiver liberado, será feita a mudança de sentido da elevada existente de interior-capital para capital-interior.
As obras no trecho esteiense da BR também preveem a construção de outra obra elevada sobre a Avenida Celina Kroeff, eliminando o cruzamento no local; e será, ainda, construído um terceiro viaduto no trecho dos limites entre Esteio e Canoas, para retorno à BR-116, próximo ao km 257,5, obra que tem como previsão o início de janeiro de 2024.
Procurados pela reportagem para falar sobre o início, os próximos passos e o cronograma destas novas obras no trecho esteiense da BR-116, o superintendente Regional do Dnit-RS, Hiratan Pinheiro da Silva, assim como o Núcleo de Comunicação Social (Nucom-RS), não retornaram os questionamentos.
Obras previstas devem seguir até 2025
As obras da BR-116 em Esteio têm um investimento estimado em R$ 114 milhões, segundo informações divulgadas pelo Dnit em junho deste ano, durante uma audiência pública da Frente Parlamentar de Obras Viárias e Mobilidade da Câmara de Vereadores de Esteio. O complexo de obras da BR-116 em Esteio tem previsão de conclusão para 2025. Também há previsão de alargamento da ponte sobre o Arroio Sapucaia, implantação de rua lateral do lado esquerdo (capital-interior) e alargamento da pista direita (interior-capital), todos contemplados no lote 1.
LEIA TAMBÉM