NO NÚCLEO DE CASAS ENXAIMEL
Nova edição do Festival da Cachaça começa nesta semana em Ivoti
Evento reúne três cervejarias do município em um só propósito: "Estamos trabalhando para elevar o setor e para o reconhecimento da cachaça, produto brasileiro"
Última atualização: 17/10/2023 23:24
Nesta sexta-feira (6) inicia a 2ª edição do Festival da Cachaça no Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti. O evento, que chegou no ano passado, já consolidou o público e traz em 2023 diversas novidades. Uma delas é a programação, que ampliou para dois finais de semana, ocorrendo nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de outubro. “Teremos atrações para toda a família, incluindo brinquedos para as crianças”, destaca o vice-prefeito Marcelo Fröhlich.
A diretora de Turismo e Cultura de Ivoti, Raiama Trenkel, destaca que o Festival é o primeiro evento após o Núcleo de Casas Enxaimel ser atingido pelo ciclone em junho deste ano. “É um evento que mostra a superação. Embora todo ano a gente renove o layout e a roupagem dos eventos, tínhamos muitas coisas reutilizáveis e, dessa vez, precisamos começar vários setores do zero, como a decoração. Foi um desafio, mas mostra um recomeço para o espaço”, salienta.
O Festival da Cachaça contará com 60 expositores, com produtos diversos e praça de alimentação com opções para todos os gostos. Além do mais, o evento ocorre em parceria com três cachaçarias de Ivoti, a Bockorny, Buchmann e a Weber Haus. “Nossa cidade é hoje a terceira do Brasil com mais cachaças registradas. Temos em torno de 200 registros”, reforça Fröhlich.
Seguindo o exemplo da Feira das Flores, que no ano passado trouxe a flor para a culinária, o Festival da Cachaça trará uma proposta de incluir a cachaça em hambúrguer e pizza. “Temos parceria com Chef Gourmet, onde existe o apoio de verba a três entidades do município, incluindo o Hospital São José, e eles vão trazer essa proposta de incluir a cachaça nos lanches. É uma oportunidade de comer sem culpa, pois estará ajudando entidades ainda”, frisa Raiama.
Opções diversificadas
A diversidade é presente em diversos setores do evento, começando pelas atrações musicais que tem para todos os gostos e estilos. Também há opções gastronômicas e de bebidas, que além da cachaça, o visitante poderá experimentar cervejas e até drinks sem álcool. “As opções são para atender a todos, ninguém fica de fora. Lembrando que existe hospedagem na cidade”, destaca Fröhlich.
O Festival também vai contar com atividades extras, como a comercialização de produtos que complementam o segmento da cachaçaria e haverá opções de almoço durante o evento. “Pensamos em pontos que poderiam ser aprimorados nesta edição e, por isso, incluímos mais opções de alimentações. Esperamos receber pelo menos 40 mil pessoas, que foi o público do ano passado”, destaca Raiama.
Outra proposta que vem para agregar ainda mais valor ao evento são os workshops. “As cachaçarias vão desenvolver oficinas, então além de ir para prestigiar, o visitante pode ainda aprender a preparar drinks e muito mais”, completa a diretora de Turismo e Cultura.
O evento conta, ainda, com entrada e estacionamento gratuitos.
A união faz a “cachaça”
Para celebrar a segunda edição do Festival, as três cachaçarias se juntaram para criar uma cachaça que será lançada no evento. O nome da cachaça será Três Flores, em homenagem a Ivoti.
No Festival de Cachaça, as empresas do ramo deixam de lado toda e qualquer tipo de concorrência, para juntas mostrar ao público as opções de cachaças e enaltecer o produto. “Estamos trabalhando para elevar o setor e para o reconhecimento da cachaça, produto brasileiro”, diz a representante da Cachaçaria Weber Haus Nicole Weber.
A prova dessa união é a cachaça Três Flores que leva um pouco de cada uma das cachaçarias de Ivoti. “É uma junção de trabalho e essa cachaça carrega um pouco da essência de cada uma delas, trazendo mais uma opção para o visitante”, destaca o vice-prefeito.