O nível do Rio dos Sinos continua em elevação no decorrer desta quarta-feira (13). A região metropolitana e o sudeste do Estado são os únicos pontos que seguem em alerta vermelho para altos volumes de chuva, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a prefeitura de Campo Bom, o Sinos registrava 6,28m às 7 horas e, às 11 horas, chegou à marca de 6,30m na régua da ponte do bairro Barrinha. Neste ponto, ocorre o transbordo quanto atinge os 7,20m.
O que deixa a Defesa Civil em alerta é que, quando começou a chover no domingo do dia 3 de setembro, que resultou na última enchente, a marca do rio estava abaixo de 2,5m. Na noite de terça (12), dia que começou a chuva na região, o nível já estava acima dos 6 metros.
“Choveu muitos nas cabeceiras do Rio dos Sinos, então estamos em alerta porque vai ser mais água, e nós estamos com o rio cheio”, explica o coordenador da Defesa Civil da cidade, Paulo Silveira. O transbordo pode causar maiores transtornos, segundo ele, entre quinta (14) e sexta-feira (15).
O Sinos estava baixando desde sexta-feira (8), quando chegou à marca de 7,32m. No feriado, quando estava dois centímetros abaixo disso, já alagava pontos do bairro Barrinha e Porto Blos. Seis pessoas tiveram que sair de casa por conta do transbordo.
Nova enchente
Se o rio transbordar, esta será a quarta enchente da cidade em menos de três meses. Relembre as últimas:
- No dia 16 de junho, um ciclone extratropical passou pelo RS e causou muitos danos, incluindo na cidade, que foi um dos municípios onde o volume de chuva em 24 horas bateu recorde para o mês. Dois dias depois, o nível do Sinos marcou 7,60m e deixou desabrigados.
- Exatamente um mês depois, o rio transbordou quando alcançou os 7,34m e deixou famílias desabrigadas no bairro Barrinha. Um dia depois, uma família chamou a atenção ao ser flagrada assando churrasco de domingo no meio da enchente.
- Na última quinta-feira (7) ocorreu a última enchente. Uma família precisou se deslocar de trator. No dia seguinte, o Sinos atingiu a marca de 7,32m.
Acumulado na cidade
O responsável pela Estação Meteorológica do município, Nilson Wolff, explica que, até as 9 horas, choveu 54.8 mm em 24 horas.
O acumulado de setembro já supera a média histórica de 171 mm, visto que o mês não chegou na metade e já contabiliza 253,44 mm na cidade.
LEIA TAMBÉM