O nível do Rio dos Sinos segue em lento declínio em São Leopoldo. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas o nível recuou 16 centímetros. Medição feita na manhã deste domingo (10) apontou o nível do Sinos em 5 metros.
O status na cidade segue de alerta de inundação. Com a permanência do clima seco, o nível tende a continuar em declínio. No momento, a queda do nível é de cerca de 1 centímetro por hora. Não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas na cidade.
Ruas como a da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e das Camélias, no Pinheiro, seguem apresentando água na via. No Município, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e Secretaria de Obras e Viação estão acompanhando de perto a situação e de prontidão caso seja necessária intervenção para ajudar moradores atingidos pela cheia do Sinos.
Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 193 do Corpo de Bombeiros Militar. Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.
Plano de contingência
Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais. “É necessário explicar que quando o rio está acima de 4,30m e há indícios de elevação, se entra nesse status de alerta. É um protocolo dentro do nosso plano de contingência que visa prevenção”, explica.
Segundo o Placon, até 3,50m o status é de observação. Com o nível do Sinos acima de 3,50m ativa-se o status de atenção, com monitoramento intensivo. Até 4,30m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,10m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags