Esta quarta-feira (13) é de muita atenção no Vale do Sinos. A região, que pouco havia se recuperado dos alagamentos da semana passada, retorna o olhar para o nível do Rio dos Sinos.
Em Novo Hamburgo, o nível estava em 6,34 m às 9 horas, quatro centímetros mais alto do que o registrado na noite anterior.
Apesar de deixar moradores apreensivos, o nível está mais baixo do que o registrado na segunda-feira (11), quando o Sinos chegou aos 6,48 m, de acordo com a Prefeitura. O nível do Sinos está há mais de uma semana acima dos 6 metros.
Conforme o chefe da Defesa Civil do Município, Arci Fetter Júnior, a cidade registrou um acumulado de 62 mm em 24 horas, sendo que 45 mm foram registrados só na madrugada. Não há desabrigados ou registro de solicitações de atendimento.
Apesar da chuva forte registrada no decorrer desta manhã, Fetter acredita que o nível deve se manter em lenta elevação. “Agora pela manhã faremos uma análise dos acumulados de chuva da BH do Sinos a fim de termos melhores estimativas. A variação dependerá dos volume de chuva das próximas horas”, explica ele.
A Rua da Prainha já estava alagada às 10 horas. Motoristas que usam a via para se deslocar entre os bairros Santo Afonso e Lomba Grande podem ter transtornos. Quem entra na via pela Estrada da Integração Leopoldo Petry logo encara o trecho cheio de água. (Foto acima)
Na Rua Bruno Werner Storck, em Canudos, um dos pontos que mais castigados com o aumento do Rio dos Sinos, não havia acúmulo de água na pista nesta manhã.
Quando começa a alagar?
Segundo a Defesa Civil, o nível normal do rio na cidade fica entre 2,5 m e 3 metros. o Sinos começa a avançar em ruas quando atinge cerca de e começa a chegar em casas quando chega aos 7,20 m.
*Colaborou: Isaias Rheinheimer
LEIA TAMBÉM