STATUS DE ALERTA

Nível do Rio dos Sinos chega aos 4,98 metros e segue em elevação em São Leopoldo

Na cidade há pontos com alagamentos na Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e na Rua das Camélias, no Pinheiro

Publicado em: 29/09/2023 09:26
Última atualização: 18/10/2023 20:20

Mesmo com a volta do sol, a Defesa Civil de São Leopoldo segue com monitoramento intensivo no nível do Rio dos Sinos, que chegou a 4,98 metros na régua situada na altura da Rua da Praia, na manhã desta sexta-feira (29), quando novo boletim foi emitido pelo órgão.

Defesa Civil da cidade segue em constante monitoramento do nível do Sinos Foto: Divulgação

O status na cidade é de alerta, com o nível do rio em elevação de aproximadamente 1,5 centímetro por hora. Há pontos com alagamento na Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e na Rua das Camélias, no Pinheiro. 

Neste ano, segundo a Defesa Civil, o nível mais baixo registrado em São Leopoldo foi de 0,29 centímetros no dia 14 de fevereiro. Já o mais alto ocorreu em 19 de junho, quando o Sinos atingiu os 6,18 metros. O nível considerado normal pela Defesa Civil é de 2,50 metros. 

Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil leopoldense, Fabiano Camargo, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) da cidade contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais.

Segundo o Placon, até 3,50m o status é de observação. Com o nível do Sinos acima de 3,50m ativa-se o status de atenção, com monitoramento intensivo. Até 4,30m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,10m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRSSão Leopoldo
Matérias Relacionadas