abc+

STATUS DE ALERTA

Nível do Rio dos Sinos chega aos 4,98 metros e segue em elevação em São Leopoldo

Na cidade há pontos com alagamentos na Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e na Rua das Camélias, no Pinheiro

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 29/09/2023 às 09h:26 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:20
Publicidade

Mesmo com a volta do sol, a Defesa Civil de São Leopoldo segue com monitoramento intensivo no nível do Rio dos Sinos, que chegou a 4,98 metros na régua situada na altura da Rua da Praia, na manhã desta sexta-feira (29), quando novo boletim foi emitido pelo órgão.

Defesa Civil da cidade segue em constante monitoramento do nível do Sinos



Defesa Civil da cidade segue em constante monitoramento do nível do Sinos

Foto: Divulgação

O status na cidade é de alerta, com o nível do rio em elevação de aproximadamente 1,5 centímetro por hora. Há pontos com alagamento na Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e na Rua das Camélias, no Pinheiro. 

Neste ano, segundo a Defesa Civil, o nível mais baixo registrado em São Leopoldo foi de 0,29 centímetros no dia 14 de fevereiro. Já o mais alto ocorreu em 19 de junho, quando o Sinos atingiu os 6,18 metros. O nível considerado normal pela Defesa Civil é de 2,50 metros. 

Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil leopoldense, Fabiano Camargo, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) da cidade contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais.

Segundo o Placon, até 3,50m o status é de observação. Com o nível do Sinos acima de 3,50m ativa-se o status de atenção, com monitoramento intensivo. Até 4,30m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,10m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade