ALÍVIO
Nível do Rio dos Sinos baixa no segundo dia sem chuva na região
Sequência de dias de sol devem contribuir para recuo. Defesa Civil já olha para a precipitação esperada na semana que vem
Última atualização: 17/10/2023 21:41
Com a trégua da chuva, os moradores de Campo Bom e Novo Hamburgo podem ficar mais tranquilos: o nível do Rio dos Sinos está baixando.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, o Sinos estava em 6,35m às 7 horas desta sexta-feira (15), um centímetro a menos do registrado às 18 horas de quarta (13), quando o órgão municipal estava atento para a elevação do rio.
O nível estabilizou na tarde de quinta (14). Às 17 horas, marcava 6,40m, ou seja, baixou cinco centímetros na régua da ponte do bairro Barrinha.
O Sinos deve seguir baixando durante o dia. A tendência, segundo Silveira, é de que o nível esteja entre 3 e 4 metros até segunda-feira (18). A preocupação do coordenador é com a chuva, que tem previsão de retornar na semana que vem.
"Estamos torcendo para que essa água desça o mais rápido possível para que, quando comece a chover, a gente tenha pelo menos o leito do rio bem baixo para evitar ter problemas na sequência", expõe.
Em Novo Hamburgo, na cidade vizinha, também às 7 horas, o Sinos estava em 6,31m. Baixou seis centímetros desde as 14 horas do dia anterior, quando já não havia pontos de alagamento.
O chefe da Defesa Civil da cidade, Arci Fetter Júnior, esclarece que o rio segue recuando lentamente. "A contribuição das chuvas nas nascentes e outros afluentes acima, além do represamento no Jacuí/Guaíba contribuem para este quadro", explica ele.