VALE DO SINOS
Nível do Rio dos Sinos aumenta, alaga pontos em cidades da região e deixa desabrigados
Moradores enfrentam dificuldades para passar por ruas em Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo
Última atualização: 17/10/2023 20:58
O nível do Rio dos Sinos segue aumentando e deixa moradores em alerta na região. Em Campo Bom, o nível já estava em 7,30 metros às 9h30 da manhã desta quinta-feira (7), mais de 50 centímetros do registrado no amanhecer do dia anterior. Às 13h45, a prefeitura informou que a água se mantinha estabilizada.
Há pontos alagados no bairro Barrinha e Porto Blos. Seis pessoas estão desabrigadas até o momento.
Em Novo Hamburgo, o Rio dos Sinos alcançava os 6,54 metros às 8 horas. Conforme a Defesa Civil do Município, o nível segue "em lenta elevação". No entanto, para os moradores do bairro Canudos, nas ruas Bruno Werner Storck e Teco Teco, a água sobe rápido. Às 7h30, os veículos conseguiam passar pela via sem o acúmulo de água. Duas horas depois, já enfrentavam dificuldades para se deslocar na ida ou volta da Avenida dos Municípios.
Há registros de água também em um ponto no Loteamento Integração, em Lomba Grande.
Ainda segundo a Defesa Civil da cidade, o Rio tem elevação de um centímetro por hora. "Imaginamos que como em Taquara começou a baixar ainda na noite passada, aqui deve seguir assim por mais umas 20 a 24 horas. Mas sem novos volumes expressivos de chuva, não chegaremos aos 7 metros, pela quadro atual. Importante destacar que se ocorrem chuvas fortes nas próximas horas, o quadro muda", salienta o chefe da Defesa Civil hamburguense, Arci Fetter Junior.
Em São Leopoldo, a situação é de alerta. Conforme a Defesa Civil do município, o nível do Rio dos Sinos chegou as 4,60 metros no fim da manhã e registrava elevação de aproximadamente 2 centímetros por hora. Com instabilidade desta quinta, a Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e a Rua das Camélias, no Pinheiros, já apresentavam água na via.
Arrecadação em Novo Hamburgo
Em menos de duas horas, a cidade já conseguiu arrecadar grande volume de alimentos, produtos de limpeza e roupas. O pedido agora é para que, quem puder, doe roupas íntimas novas, pois as cidades estão conseguindo recolher vestuário, mas não estão recebendo roupas íntimas. O ponto de doação é na Fenac, até as 18 horas desta quinta.
“Estamos muito satisfeitos. Novo Hamburgo, mais uma vez, mostrando que se solidariza com os municípios atingidos pela enchente. Pedimos produtos de limpeza, pasta de dente, escovas de dente, e principalmente peças íntimas”, pede a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema de Lima Pieper.
*Colaborou: Laura Rolim.