abc+

DEFESA CIVIL

Nível do Rio dos Sinos atinge 3,70 metros em São Leopoldo e protocolo de atenção é ativado

Segundo a Defesa Civil, nível segue subindo cerca de 2,5 centímetros por hora na cidade

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 05/09/2023 às 09h:42 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:20
Publicidade

O nível do Rio dos Sinos atingiu, na manhã desta terça-feira (5), 3,70 metros. Segundo a Defesa Civil da cidade ele segue subindo cerca de 2,5 centímetros por hora. Com isso, o protocolo de atenção foi ativado na cidade, com monitoramento constante do nível do Sinos. Apesar do alto volume de chuva registrado no Município na segunda-feira (4), nenhum dano significativo foi constatado. 

Segundo a Defesa Civil, nível segue subindo cerca de 2,5 centímetros por hora na cidade



Segundo a Defesa Civil, nível segue subindo cerca de 2,5 centímetros por hora na cidade

Foto: Divulgação

Neste ano, segundo a Defesa Civil, o nível mais baixo registrado em São Leopoldo foi de 0,29 centímetros no dia 14 de fevereiro. Já o mai alto ocorreu em 19 de junho, quando o Sinos atingiu os 6,18 metros. Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 193 do Corpo de Bombeiros Militar. Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

Nesta terça-feira (5), o tempo estável com sol entre poucas nuvens retorna em praticamente todo o Rio Grande do Sul, devido à atuação de uma massa de ar seco. Já no Nordeste, há condições para chuva fraca ao longo do dia. Na metade Sul, as temperaturas máximas variam entre 13 e 16°C, enquanto na metade Norte variam entre 17 e 20°C. Os principais rios do Estado apresentam níveis em elevação, com destaque para os rios Taquari e Caí, que estão acima da cota de inundação e seguem em elevação.

Na quarta-feira (6), os rios do estado devem entrar em estabilidade ou declínio ao longo do dia. A atuação de uma região de baixa pressão favorecerá novamente as instabilidades sobre áreas da fronteira com a Argentina e a região da Campanha.

Na quinta-feira (7), as instabilidades persistirão na metade Sul e Missões, com possibilidade de temporais pontuais, eventual queda de granizo, rajadas de vento e acumulados elevados de chuva. Os volumes devem variar entre 60 e 80 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia.

A tendência é que na sexta-feira (8) as instabilidades avancem sobre as demais regiões do Estado com chuva pontualmente forte.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade