Em uma ação de rotina, três policiais militares foram heróis. Durante patrulhamento pelo bairro São Luiz, em Canela, ouviram gritos de socorro. Eram os pais de uma bebê, de apenas dez meses, que se engasgou com leite materno e estava afogada.
O salvamento ocorreu na noite de domingo (6), quando os soldados Itamar, Marcos e Bandeira encontraram uma mulher pedindo por ajuda. Em seguida, o pai da criança de colo correu em direção à viatura e informou que a bebê não respirava.
“Foi uma intervenção de Deus, não tenho outra palavra para descrever o momento. Veio o pai da bebê, com ela nos braços, já com os lábios e a face roxa, sem sinais vitais visíveis e me entregou ela, e iniciei a manobra de Heimlich. Na primeira tentativa ela não retornou, momento que entramos para dentro da viatura com o familiar para o Hospital de Canela. No trajeto fui realizando a manobra, em um momento virei ela para verificar as vias aéreas, foi quando pensei que talvez fosse tarde demais, pois deu pra sentir ela gelada”, relembra o soldado Marcos, que está há três anos na guarnição da BM.
O brigadiano conta que, então, refez a manobra, quando a garota expeliu o leite. “Foi a primeira vez que realizei o procedimento, mas eu me senti preparado, sabia que poderia auxiliar, por ter um filho pequeno de 7 anos. Todas as vezes que tive instrução, procurei dar um foco maior pelo medo de um dia acontecer em casa e eu não saber reagir”, afirma.
Para ele, ver a bebê saudável e viva é o presente do trabalho. “Nessa hora, o que a gente mais quer é ouvir o choro da criança, e quando isso acontece o mundo sai das nossas costas. Apenas gratidão mesmo por podermos auxiliar uma família”, pontua o soldado ao Jornal de Gramado.
A criança foi examinada e posteriormente foi encaminhada para o Raio-X. Os exames deram normais e a bebê passa bem.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags