abc+

Educação

Municípios esperam dados do Estado

Municipalização do ensino básico gera dúvidas

Débora Ertel
Publicado em: 10/08/2023 às 03h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:20
Publicidade

Depois que a secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, revelou que o governo está dando início à discussão para municipalizar parte do ensino fundamental, prefeituras da região afirmam que ainda não foram procuradas para tratar do tema.

Em reportagem publicada ontem, a secretária informou que 125 escolas estaduais atendem unicamente a educação básica do 1º ao 5º ano e poderiam aderir ao novo regime de colaboração. Na região metropolitana são sete cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Taquara, Montenegro, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Gravataí.

Ainda na terça-feira, a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, informou que o Município não havia recebido nenhum comunicado oficial.

Já em Taquara, a Secretaria Municipal de Educação diz que não recebeu nada de comunicação sobre o assunto. No entanto, a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) solicitou uma reunião com o município para o dia 14 de agosto.

Em Montenegro, a secretária municipal de Educação, Ciglia da Silveira, ressalta que ainda não houve contato do Estado no sentido de repassar à prefeitura instituições de ensino que estão na esfera pública estadual.

“Quando e se isso ocorrer, cada caso deverá ser analisado com muita atenção e critério, sempre pensando no melhor atendimento aos alunos”, diz a prefeitura por meio de nota.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade