abc+

SAIBA COMO AJUDAR

Municípios e entidades arrecadam doações para atingidos pela enchente no Vale do Taquari

Em São Leopoldo, por exemplo, Secretaria de Assistência está aberta para receber donativos

Priscila Carvalho
Publicado em: 07/09/2023 às 12h:18 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:33
Publicidade

Para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes, principalmente no Vale do Taquari, municípios da região, entidades e empresas se mobilizaram e iniciaram campanhas para recebimento de doações.

Ainda na noite desta quarta-feira (6), a Prefeitura de São Leopoldo lançou nota em que manifestou solidariedade às cidades atingidas e informando que enviará maquinário, como caminhão caçamba e retroescavadeira, para auxiliar nos trabalhos de limpeza destes locais.



Em São Leopoldo, a Secretaria de Assistência Social (SAS) também está aberta nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, para recebimento de doações, que já começaram a chegar. “Queremos devolver a solidariedade que a gente recebeu. Já tivemos essa experiência, claro que não do tamanho e na proporção que eles estão vivendo agora, mas queremos ajudar. Por isso, estamos pedindo alimentação não perecível, material de higiene e limpeza e água. E já está chegando. O pessoal está atendendo esse pedido”, destacou o titular da SAS, Fábio Bernardo.

As doações serão recebidas e entregues na segunda-feira (11) aos municípios mais atingidos, de acordo com as orientações da Defesa Civil Estadual.

A sede da SAS fica na Rua São Joaquim, 600, Centro. O telefone para informações é o 2200.0581.

Esteio

A Prefeitura de Esteio iniciou campanha na cidade ainda na tarde desta quarta-feira (6). As doações estão concentradas na Casa da Solidariedade (Rua Gen. José Machado Lopes, 58, no Centro), que estará aberta nesta sexta-feira (8), das 8h às 17h. Cestas básicas, kits de higiene e limpeza, agasalhos e roupas de cama são os itens solicitados. A medida em que os materiais forem chegando, serão encaminhadas para as famílias afetadas.

No sábado (9), a Casa da Solidariedade também estará aberta, de forma extraordinária, das 9h às 14h, para dar seguimento às arrecadações. Além disso, durante a Semana Farroupilha, de 13 a 20 de setembro, as doações poderão ser feitas no Piquete da Prefeitura, junto ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

“Há pouco mais de dois meses nossa cidade enfrentou o mesmo problema, com a passagem de um ciclone extratropical que deixou mais de 5 mil pessoas desalojadas. Nós recebemos o apoio de muitas pessoas, de diferentes cidades. Portanto, faremos o mesmo, agora”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal, ao lançar a campanha.

Sapucaia do Sul

O mesmo tipo de doação também está sendo aceito pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, que começou campanha na cidade. Quem quiser colaborar, pode levar suas doações nesta sexta-feira (8) até a prefeitura (Av. Leônidas de Souza, 1289, bairro Santa Catarina), do meio-dia às 17h, ou na sede da Defesa Civil (Rua Nilo Peçanha, 147, bairro Dihel), das 8h às 17 horas.

Trensurb

Para colaborar, a Trensurb informou que está recebendo doações de materiais como kits de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e roupas em condições de uso. Os pontos de coleta estão distribuídos nas estações: Mercado, Mathias Velho, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur, São Leopoldo, Santo Afonso e Novo Hamburgo. “Toda arrecadação será repassada para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que fará a distribuição”, conforme nota da empresa.

Sesc/RS

O Sesc/RS também iniciou campanha para ajudar os atingidos pelas enchentes. As unidades de todos Estado estão arrecadando alimentos não perecíveis dentro da validade, agasalhos e cobertores, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Em São Leopoldo, por exemplo, a unidade – que abrange oito municípios da região – localizada na Rua Marquês do Herval, 784, no Centro, estará aberta e recebendo doações nesta sexta-feira (8) e sábado (9), das 9 às 13 horas.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade