CRIMINALIDADE
Mulher "braço direito" é presa e Porsche Cayenne blindado é apreendido em ação de combate ao tráfico em Novo Hamburgo
Chefe da organização já estava preso; companheira dele estava na casa que havia sido pichada por rivais em maio deste ano
Última atualização: 17/10/2023 18:46
Um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas foi descoberto pela Polícia Civil. Nesta terça-feira (15), durante operação policial, a companheira de um dos chefes de uma facção, com sede no Vale do Sinos, foi presa. Um mandado de prisão preventiva também foi cumprido contra o homem, que já estava recolhido em Charqueadas. Um terceiro mandado contra outro homem ainda não foi cumprido.
Três pessoas foram presas em flagrante, duas por porte ilegal de arma de fogo e uma por tráfico de drogas.
Além disso, a Polícia cumpre mandados de busca e apreensão, bloqueia contas bancárias de investigados e apreende imóveis e carros de luxo. Até as 10 horas, 10 carros e uma moto aquática tinham sido apreendidos.
A mulher foi presa em uma casa na Rua Ewaldo Sheid, bairro Roselândia. Segundo o delegado responsável pela operação, Eduardo Amaral, titular da 1ª Delegacia de Gravataí, ela era o "braço direito" do homem.
O delegado afirma que outros dois endereços alvo da operação da Polícia Civil ficam na Rua Morrinhos, também no Roselândia, e na Rua Leandro Trespach, em Estância Velha, residência de alto padrão usada pela família do criminoso.
Em uma segunda residência de Novo Hamburgo, foi apreendida um Porsche Cayenne blindado, que era usada pela mulher presa nesta terça. A investigada até usava o automóvel para fazer vistas ao presídio.
Os policiais estão circulando por revendas de veículos da região metropolitana de Porto Alegre em busca de uma série de veículos de luxo que serão recolhidos.
A Polícia busca apreender carros de alto padrão como Land Rover, BMW X4, Volvo e Hyundai i30.
"A gente está verificando os locais onde possivelmente os carros que passaram por situação de lavagem de dinheiro podem estar depositados. De repente, as revendas não tem nada a ver com a história, mas os carros estão ali. Alguém deixou o carro ali pra revender", explica Joziel Eilers, chefe de investigação da 1° DP de Gravataí, que esteve em Novo Hamburgo nesta manhã.
Revenda de veículos movimentou mais de R$ 17 milhões
O delegado diz que a investigação descobriu que uma revenda de veículos localizada no bairro Viamópolis, em Viamão, movimentou R$ 17,3 milhões para a facção em um ano. Amaral diz que a revenda fazia pagamentos para os integrantes da organização, que usavam os carros até para fazer entregas de entorpecentes.
Mandados são cumpridos em diversas cidades do RS e em SC
Nesta terça, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e 61 de busca e apreensão em Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Garibaldi, Sarandi, Santo Ângelo, São Gerônimo, Porto Alegre e Imbituba, em Santa Catarina.