Após percorrer oito regiões do Rio Grande do Sul, o Movimento pela Educação encerra sua série de debates sobre a qualidade do ensino gaúcho com evento em Porto Alegre nesta quarta-feira (18).
A programação será no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa a partir das 9 horas. O tema “Educação para o Desenvolvimento” foi escolhido pelo presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, para nortear os trabalhos do Legislativo gaúcho durante o ano de 2023.
Após levantamento obtido nos encontros anteriores e com o apoio de consultores renomados nacionalmente como a professora Claudia Costin e o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, foi formulado o Marco Legal da Educação.
O documento pretende construir uma política pública perene e de Estado para a área, com diretrizes, metas e indicadores a serem perseguidos pelos próximos anos. As linhas gerais deste documento serão apresentadas por Zanchin durante o evento desta quarta na capital.
“Entre os eixos prioritários desse trabalho estão a alfabetização no tempo certo, o ensino médio em tempo integral com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula”, enfatiza Zanchin.
Além da apresentação do Marco Legal da Educação, a programação do encontro em Porto Alegre contará com dois painéis. Para debater “A jornada de transformação da educação pública no RS e no Brasil” participam a professora Claudia Costin, a superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, Maria Slemenson, a CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, Mônica Timm de Carvalho, e a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.
Na sequência, o presidente da Assembleia, o governador Eduardo Leite, o coordenador do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha, e o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, tratam sobre “Os desafios para a implementação do Marco Legal da Educação Gaúcha”. A mediação dos painéis será feita pelo jornalista Tulio Milman.
LEIA TAMBÉM