abc+

Perigo motorizado

Motociclistas são flagrados utilizando a passarela do Kruze indevidamente

Ato configura infração gravíssima, passível de multa e 7 pontos na carteira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 11/10/2023 às 04h:00 Última atualização: 18/10/2023 às 21h:12
Publicidade

Com o objetivo de amenizar os transtornos causados aos pedestres pelo rompimento da via do Arroio Kruze, a Prefeitura de São Leopoldo instalou, como medida provisória, uma passarela para a passagem da comunidade. No entanto, alguns motociclistas têm utilizado a estrutura de forma indevida, transitando pela estrutura metálica em alta velocidade. 

Proibido: alguns motociclistas usam a passarela  indevidamente



Proibido: alguns motociclistas usam a passarela indevidamente

Foto: Amanda Krohn/Especial

Morador do bairro Rio Branco, o metalúrgico aposentado Carlos Valmor Ramos, de 75 anos, conta que passava pela região com frequência, mas parou quando a ponte ruiu. Quando passou pela passarela pela primeira vez nesta terça-feira (10), Carlos foi surpreendido por motoqueiros que utilizam a passarela como atalho. “As pessoas não respeitam a lei, tem muita criança e idoso que passa por aqui, a prefeitura tinha que instalar alguma câmera”, desabafou.

Ao ser avisado pela jornalista que a via é apenas para pedestres, o motoqueiro respondeu com desdém. “É só hoje que é proibido? Todo mundo passa aqui”, debochou e seguiu. Procurado pela reportagem, o titular da secretaria de Obras e Viação Geraldo Passos afirmou que solicitará rondas mais frequentes na região à Guarda Civil Municipal (GCM).

Carlos não frequentava a região desde o rompimento da via em junho



Carlos não frequentava a região desde o rompimento da via em junho

Foto: Amanda Krohn/Especial

Infração gravíssima

Segundo o Código Nacional de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem é flagrado utilizando motos nas passarelas é de R$880,41. Além disso, o condutor ainda recebe 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ciclistas até podem transitar pela estrutura, desde que empurrando a bicicleta (nunca pedalando). Mas o mesmo não vale para motos, exceto em caso de defeito, pane mecânica ou elétrica, conforme o CTB.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade