INCENTIVO À PESQUISA
Mostratec terá estudantes de 15 países e 22 estados
Lançamento da mostra, que ocorre no final do mês, foi nesta quarta-feira
Última atualização: 18/10/2023 00:05
O maior evento de jovens pesquisadores vem aí. Na quarta-feira (11), no auditório da Fenac, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha lançou, ao lado de autoridades, instituições parceiras e estudantes, a 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá de 23 a 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. Serão estudantes de 15 países participando, cerca de 785 projetos confirmados e 22 Estados presentes na feira.
A novidade deste ano é a parceria da Liberato com o Sebrae, que passa a ser co-realizador da maior feira de tecnologia da América Latina. Além disso, nesta edição, os projetos credenciados não precisaram pagar o valor de inscrição, oportunizando a participação de 145 projetos a mais do que em 2022, conforme o diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans."A Mostratec deste ano marca um novo patamar. Será muito maior e a maior que já fizemos. Teremos um ciclo quase completo, com o ensino fundamental, o ensino médio, o técnico e, agora ,com as startups participando. Traz essa educação empreendedora para a Mostratec", afirma Hans.
A Mostratec 2023 será realizada de forma presencial entre os dias 23 e 27. O público poderá visitar a mostra entre os dias 24 e 26, das 13h30 às 21 horas. A entrada é gratuita. A premiação ocorrerá no dia 27. Detalhes no site www.mostratec.com.br.
Quem participou não esquece
Durante o lançamento, a formanda do curso de eletrônica Stephanie Staub, 20 anos, comentou sobre a premiação que recebeu na 37ª Mostratec e a oportunidade de ter sido credenciada para uma feira na Tunísia. “É incrível o tipo de coisa que a Mostratec pode propiciar para a gente. E a pesquisa faz isso, conseguimos olhar para problemas e trazer soluções que não se havia pensado antes”, observa.
Robson Klein, diretor da Cigam Software de Gestão, também participou do lançamento e compartilhou a trajetória com a Liberato, onde teve a oportunidade de participar da primeira edição da Mostratec. “A feira dá essa coragem de continuar inovando. Foi a partir dela que eu, junto com meu sócio, montei uma empresa de sofwtare.”
Incentivo à pesquisa transforma vidas
Secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli também esteve presente no lançamento e mencionou a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica de Novo Hamburgo (Femictec), que ocorreu em setembro, e oportunizou o credenciamento de 31 projetos para a Mostratec Júnior.
“É um grande orgulho para a nossa cidade. Nós incentivamos isso desde a educação infantil até o 9º ano na rede municipal. E é a partir dessa curiosidade, dessas oportunidades, que formamos grandes líderes”, diz.
Já o diretor-superintendente do Sebrae, André Godoy, disse que o objetivo da entidade é estimular a mentalidade empreendedora das pessoas e, no caso da Mostratec, dos jovens pesquisadores.
Quem também esteve presente no lançamento, representando a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, foi o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, que comentou sobre o papel da educação na vida das pessoas.” A educação não serve somente para promover o aprendizado, mas para gerar equidade e oportunidades, e a mostra faz isso, projeta ações, projeta o Estado e é capaz de projetar a trajetória desses estudantes”, avalia.