BURAQUEIRA
Moradores reclamam de estrada que parece "campo minado" em Novo Hamburgo: "Um buraco em cima do outro"
Condições da Estrada Saldi Emílio Cassel, em Lomba Grande, gera transtornos a pedestres e motoristas em trecho de aproximadamente dois quilômetros
Última atualização: 17/10/2023 22:42
Transitar pela Estrada Saldi Emílio Cassel, em Lomba Grande, nos últimos dois meses, tem sido um desafio e tanto para moradores de Novo Hamburgo e motoristas que usam a rota para chegar à RS-118, em Gravataí ou Sapucaia do Sul.
A quantidade de buracos na rua, na altura de onde passa o gasoduto, atrapalha os motoristas e irrita os moradores, que chegam a comparar o trecho de aproximadamente dois quilômetros com um "campo minado". "Olha, parece mesmo, é um buraco em cima do outro, e o motorista pode escolher em qual quer cair", reclama a dona de casa Rosa de Fátima Carvalho, de 36 anos.
A moradora afirma que a Prefeitura até faz o patrolamento da via esporadicamente, mas considera as intervenções insuficientes. "O pessoal passa a patrola, mas, dois dias depois, os buracos reaparecem", garante. Ela e os demais moradores esperam uma ação mais efetiva do governo municipal, como a colocação de saibro ou, até mesmo, a pavimentação do local.
Canalização da água da chuva
Além dos buracos na principal estrada da localidade, os moradores pedem canalização da água da chuva, que escorre às margens da via, para evitar que a passagem de água de um lado a outro provoque valetas que pioram a situação.
A porta-voz dos moradores da localidade afirma, ainda, que aguardam a limpeza dos bueiros existentes no trecho. "Estes bueiros estão totalmente entupidos, já fiz protocolos, mas nada deles vierem limpar", garante.
O que diz a Prefeitura
Confira a nota completa enviada pela Prefeitura de Novo Hamburgo à reportagem:
“A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) realiza periodicamente a vistoria e a manutenção das estradas rurais do bairro Lomba Grande. De acordo com a Defesa Civil de Novo Hamburgo, já choveu mais de 400 milímetros em setembro, o que prejudica as condições de trafegabilidade das estradas e dificulta o ritmo de trabalho realizado pela Semopsu. No entanto, mesmo com a chuva, a Pasta está continua realizando o trabalho de manutenção das estradas, e a via citada está na programação de serviços a serem executados. Cabe lembrar que Lomba Grande possui cerca de 240 km de estradas, fazendo limite com cinco municípios da região (São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Taquara e Gravataí).”