Mais de 70 municípios gaúchos participaram neste sábado (30), da 1ª edição da Jornada Notarial da Família e 2ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas dia. O evento contou com informações sobre os serviços prestados por tabelionatos, além de contribuir com o Setembro Verde, mês de sensibilização para a doação de órgãos.
Em Novo Hamburgo, o 1º Tabelionato Fischer, o 2º Tabelionato Barreto e o Registro Civil fizeram a ação na Casa das Artes, na Avenida Primeiro de Março. O local foi escolhido por estar bem no centro da cidade. Ao longo da manhã, foram realizadas no Município 16 escrituras públicas declaratórias de doação de órgãos.
A ação teve ainda uma palestra do tabelião José Flávio Fischer juntamente com a advogada Camila Mosmann, sobre “Disposições antecipadas de vontade e autocuratela”.
Na cidade de São Leopoldo o 1º Tabelionato de Notas e Registros Especiais e o Castellan 2º Tabelionato de Notas atenderam em suas próprias sedes. Em Porto Alegre, dez tabelionatos da cidade fizeram
uma ação coletiva no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público.
Para quem desejar fazer a escritura declaratória de doação de órgãos basta comparecer a um tabelionato com documento com foto. É necessário ter 18 anos ou mais. O serviço é gratuito.
Três Coroas é destaque
Desde que foi lançada a Central Notarial de Doação de Órgãos, a cidade de Três Coroas tem sido destaque na campanha. A tabelião substituta, Simone Margareth Ferreira lidera o trabalho com deslocamento de equipe para atividades em espaços públicos, como o hospital da cidade, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário e Prefeitura.
Na última quinta-feira (28), o serviço comemorou a 100ª escritura lavrada. O tabelionato abriu as portas para participar da Jornada com 68 escrituras de doação de órgãos já agendadas para serem lavradas. Ao todo, no sábado, foram feitas 74, totalizando 174 escrituras declaratórias de doação de órgãos em Três Coroas.
Entre as pessoas que fizeram sua escritura neste sábado, está o prefeito da cidade, Alcindo de Azevedo, que participou acompanhado de uma equipe de colaboradores do Executivo Municipal que também fizeram sua escritura.
LEIA TAMBÉM