CIÊNCIA

METEORO OU LIXO ESPACIAL? Saiba o que deixou um rastro luminoso no céu do RS no fim da noite desta quinta

Assunto foi o mais comentado na internet no início de madrugada desta sexta-feira

Publicado em: 25/08/2023 00:58
Última atualização: 17/10/2023 19:43

Moradores da faixa leste do Rio Grande do Sul, especialmente da Grande Porto Alegre, Vales do Caí, Sinos e Paranhana e da Serra registraram um rastro luminoso no céu da região por volta das 23h40 desta quinta-feira (24). O objeto permaneceu visível por pouco mais de um minuto, até desaparecer. O assunto foi um dos mais comentados da internet no início da madrugada desta sexta-feira (25).


Observatório de Taquara registrou rastro luminoso no céu do RS nesta quinta Foto: Heller &Jung/Divulgação

Segundo o professor Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller e Jung, de Taquara, a cena pôde ser vista de toda a região e é normal que intrigue os moradores. Nas redes sociais, muitos internautas relacionaram o rastro luminoso a naves extraterrestres, cometas e meteoros.

O professor conversou com a reportagem do Grupo Sinos no início da madrugada desta sexta-feira (25) e disse que ainda estava analisando as imagens captadas por seu sistema de monitoramento. "Tenho que analisar", resumiu, reforçando a possibilidade que seria um episódio de reentrada de lixo espacial.

Por volta da 1h30 desta sexta-feira, o professor divulgou que foi "registrada reentrada do estágio superior do foguete Soyuz SL-4 RB, lançado em 22 de agosto de 2023 no Cazaquistão". Segundo Jung, estava previsto que a estrutura faria esta reentrada, passando desde a região do Uruguai até o norte do Brasil. O material ficou cerca de um minuto e meio na atmosfera terrestre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas