abc+

ÁGUA PARA A VIDA

Meio ambiente em destaque especial no teatro leopoldense

Seminário promovido pelo Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia e 30ª Semana Interamericana da Água, organizada pela Abes ocorreram no local

Priscila Carvalho
Publicado em: 12/10/2023 às 12h:52
Publicidade

O Teatro Municipal de São Leopoldo recebeu, nesta quarta-feira (11), o 13º Seminário Água para a Vida, promovido pelo Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia. O tema tratado foi Remanescentes da Mata Atlântica e sua Importância para as Áreas Urbanas Rurais. Junto ao evento, foi realizada a 30ª Semana Interamericana da Água, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).



Bióloga, membro do fórum e da comissão organizadora do seminário, Maria Francisca Dutra explicou que o Fórum Regional foi fundado em 2000 pelo programa integrado de recuperação de áreas degradadas da Metroplan e congrega vários municípios onde há morros areníticos e, neles, nascentes do Arroio Sapucaia. “O objetivo geral aqui é justamente preservar os morros areníticos através de uma Área de Preservação Ambiental (APA), cujo os remanescentes da Mata Atlântica e sua necessidade para as áreas rural e urbana”, ponderou.

Mobilização

Diretor-executivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Ricardo Rover Machado destacou que a entidade vêm trabalhando há 57 anos com o tema do saneamento e, em 1993, criou a Semana Interamericana da Água. “Estamos festejando a 30ª edição da Semana, que está acontecendo no Rio Grande do Sul, de 1º a 12 de outubro, em diversos lugares”, contextualizou.

“Se faz uma grande mobilização da sociedade. Pela nossa contabilidade são mais de 1.800 pessoas mobilizadas, centenas de eventos realizados, desde plantação de mudas, até pintura de bocas de lobo para sensibilizar as pessoas que passam sobre a importância da drenagem. A gente entende que quanto mais pessoas falarem de um tema num período curto de tempo, mais ele ecoa.”

Preservação

Em São Leopoldo, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e o Comitesinos foram alguns dos apoiadores do evento. A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, foi a mediadora da ação. Ela salientou que é importante trabalhar a preservação do meio ambiente, especialmente da Mata Atlântica, um dos biomas mais prejudicados pela alta densidade populacional, para preservar também os recursos hídricos.

“Desenvolver esse tema e conseguir mostrar para mais pessoas a importância de trabalhar pelo meio ambiente, construir essas ações e multiplicar essas questões. Porque não conseguiremos ter uma recuperação da Mata Atlântica, mas temos que conseguir preservar o que temos hoje”.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade