IGREJA LUTERANA
"Me senti pequeno perto das pessoas que já passaram por este lugar": Pastor fala sobre os 120 anos da IELB em Dois Irmãos
Igreja Evangélica Luterana do Brasil completa 120 anos na cidade do Vale do Sinos
Última atualização: 17/10/2023 23:59
O dia 11 de outubro é muito importante para os membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) de Dois Irmãos, isso porque é comemorado o aniversário do primeiro culto da congregação.
Atualmente, a IELB conta com mais de 800 membros. “Oficialmente, a igreja IELB só começou no Brasil em 1904 e a congregação São Miguel existiu um ano antes, é mais antiga que o próprio sínodo que somos filiados”, conta o pastor Eduardo Kuck Hoffmann.
Hoffmann assumiu a congregação há sete meses, mas mesmo a pouco tempo já conquistou o carinho especial pela história da igreja em Dois Irmãos.
“Logo quando eu cheguei, fiquei encantado com toda a história e a tradição da congregação. Ao mesmo tempo, fiquei bem nervoso. Vi que era uma grande responsabilidade dar continuidade ao trabalho que já existe aqui por tanto tempo. Me senti pequeno perto das pessoas que já passaram por este lugar e fizeram tantas coisas”, desabafa o pastor.
Recém formado e com apenas 24 anos de idade, a congregação em Dois Irmãos é o primeiro chamado de Hoffmann. “Sempre tive muito apoio do colega e também pastor Oscar, obtive a bênção de Deus no Ministério. Tudo isso me dá forças e ânimo para focar, fazer um bom trabalho e dar glórias a Deus por ter mantido esta sua Igreja de pé por tanto tempo. Pretendo continuar honrando essa história”, reforça.
Para o pastor Oscar Zimmermann, que é pastor em Dois Irmãos há 38 anos, o principal para manter uma igreja por tantos anos é seguir firme no objetivo. “Nosso propósito é semear a palavra de Deus, levar Jesus Cristo e a salvação para as pessoas”, diz.
Segundo Zimmermann, também é uma honra comemorar os 120 anos da congregação ao lado de um pastor tão jovem, na idade e no pastorado. “A gente tem a alegria de poder compartilhar o trabalho e conviver, é uma troca de experiências. O pastor Hoffmann é um cara muito inteligente e tem uma ótima oratória”, acrescenta.
Duas datas importantes
Além de 1903, data do primeiro culto da congregação, o ano de 1938 marca a inauguração do templo. “Quando os membros se dividiram, havia aquele impasse sobre a igreja, pois os dois grupos se sentiam donos do local. Então veio um juiz de Porto Alegre e ele decidiu que deveríamos dividir o espaço”, conta Zimmermann.
Foram quase 30 anos, onde em uma semana a igreja pertencia aos luteranos e na outra aos evangélicos, até que os luteranos fizeram a proposta de comprar a parte dos evangélicos, mas eles não aceitaram. “Pelo contrário, eles acabaram comprando a nossa parte e com o valor construímos o tempo, hoje a igreja verde em Dois Irmãos”, diz o pastor.
Segundo Zimmermann, o primeiro pastor residente foi Louis Rehfeldt, que chegou à congregação em 1907. “Antes os cultos eram realizados sem pastor”.
O membro da IELB César Adolfo Müller é um dos muitos que seguem a tradição e a religião da família. A família Müller já fazia parte da congregação há 120 anos. “Lembro das histórias da minha avó e da minha mãe. Meu avô foi o construtor da igreja com ajuda de outros membros. A minha mãe foi a primeira a ser batizada na nova igreja. Também do convívio na escola e na vida da comunidade, das dificuldades que os antigos passavam para vir até a igreja. Continuar esse caminho é a vida em comunhão e compreender os propósitos de Deus”, conta César.
Celebração foi em culto aberto na Praça
A celebração da data foi no domingo (8) com culto festivo aos 120 anos, na Praça do Imigrante, no centro de Dois Irmãos. O culto teve a participação do Coral da Comunidade Evangélica Luterana (CEL) Cristo Redentor, do município de Pelotas, com a regência de Karen Klein e da banda e músicos da CEL São Miguel.
Na celebração também participaram o pastor André Hönke, conselheiro do Distrito do Vale do Rio dos Sinos (DivasiI) e o líder leigo do Divasi, Márcio Costa.
O presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), reverendo Geraldo Schüller fez a mensagem da celebração, e a liturgia foi feita pelos pastores Oscar Zimmermann e Eduardo Hoffman.