abc+

PRÍNCIPE DO FUNK

MC MARCINHO: Relembre a trajetória e os sucessos de um dos maiores nomes do funk do Brasil

Cantor morreu neste sábado (26) aos 45 anos. Artista estava internado em um hospital do Rio de Janeiro desde junho deste ano

Kassiane Michel
Publicado em: 26/08/2023 às 15h:16 Última atualização: 26/08/2023 às 15h:17
Publicidade

Conhecido como o “príncipe do  funk” brasileiro, o cantor MC Marcinho morreu neste sábado (26), aos 45 anos. O artista teve falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, desde junho, devido a um quadro de insuficiência cardíaca e renal.

O músico sofreu uma parada cardiorrespiratória em julho e teve um coração artificial implantado numa tentativa de estabilizar sua condição.

MC Marcinho | Jornal NH



MC Marcinho

Foto: Reprodução

Em nota, o hospital confirmou o falecimento do cantor e prestou sua solidariedade à família. “O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado, 26, às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda.”

Relembre a trajetória de MC Marcinho

MC Marcinho foi importante para a cena do funk dos anos 1990. Seus principais sucessos foram Rap do Solitário, Escrito Pras Princesas, Garota Nota 100, Glamurosa, entre outros. Ele tem também um álbum importante, lançado pela gravadora do DJ Marlboro (a Afegan/Link Records), feito com a funkeira MC Cacau. Porque Te Amo foi lançado em 1997.

O primeiro disco de Marcinho, mesmo com muitos hits, só veio em 1998, quando ele lançou Sempre Solitário (pela Afegan Records), com produção de Marlboro. Um ano depois, 1999, veio Valeu Shock, também produzido por Marlboro. A música Motivos da Vida foi a que mais reverberou neste trabalho.

Marcinho ficou mais afastado da mídia a partir de meados dos anos 2000, já que a matriz do funk ficou mais distante do funk melody que ele representou, com batidas e letras mais suaves. Mesmo assim, em 2002, ele fez Falando com as Estrelas, agora sob os cuidados de Grandmaster Raphael, com as canções Funk das Antigas, Zona Oeste e Glamurosa. Essa última acabou se tornando seu maior sucesso, com arranjo um pouco mais próximo do que o funk da época apontava.

Inspirada na apresentadora Xuxa, Glamurosa teve uma vida longa, virou um clássico de festas de todos os tipos no Brasil, e reafirmou a habilidade de Marcinho como compositor e cantor romântico, independentemente de ondas e subgêneros do funk.

(*) Com informações do Estadão Conteúdo

Ouça os principais sucessos de MC Marcinho

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade