FESTA DA LITERATURA

Martha Medeiros será atração na Feira do Livro de Canoas

Escritora e cronista vai apresentar, no domingo (15), o livro Conversa na Sala, que reúne uma coletânea de 120 crônicas

Publicado em: 13/10/2023 17:50
Última atualização: 18/10/2023 21:26

Ela é uma das mulheres mais respeitadas e cultuadas do País, tendo mais de um milhão de livros vendidos. A cronista e escritora Martha Medeiros é a atração dominical da Feira do Livro de Canoas. A conversa será no auditório Sady Schiwitz, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

“Vai ser ótima, faz algum tempo que não vou a Canoas. A ideia é ser uma espécie de talk show, como se fosse uma entrevista. Vou estar entregue às perguntas que a plateia fizer”, explica Martha.

Martha Medeiros vai estar na Feira do Livro de Canoas Foto: Arquivo Pessoal
Entre os possíveis temas abordados pelo público, o livro Divã, publicado em 2002 e adaptado no cinema em 2009, com atuação da atriz Lilia Cabral no papel principal, deve ser um dos destaques. Há também espaço para a última publicação, Conversa na Sala, que conta com uma coletânea de 120 crônicas escritas entre fevereiro de 2018 e abril de 2023.

“A agenda está bem cheia, mas a sensação de estar de lá para cá, com o objetivo de encontrar os leitores, é maravilhosa. Ainda mais depois de uma pandemia, onde os lançamentos eram feitos no formato de live”, diz.

A presença na Feira do Livro não é por acaso, Martha se define como uma apaixonada pela literatura. “O mundo está em uma crise de saúde mental, com uma energia tão pesada. Estamos muito acuados pela violência, falta empatia.”

Para combater esse momento, a escritora busca se refugiar nos livros. “Pra onde escapar? Fugir para as montanhas não é possível, estamos longe. Então estou lendo como nunca li. Apenas neste ano foram 56 livros e já comecei o 57º.”

Indicação de leitura

Questionada sobre dicas de leitura, Martha Medeiros foi direta: “os meus livros”, disse, rindo. Mas além das próprias obras indicou a autora americana Vivian Gornick. “O texto dela é espetacular, são dois livros ótimos: Afetos Ferozes e Uma Mulher Singular. Não acho a leitura pesada, mas ao mesmo tempo gosto de textos que mexem comigo.”

No que se refere ao tempo para escrever, Martha confirma que está com muitos projetos em andamento. “Estou escrevendo muito, mas menos do que gostaria. Com a agenda cheia, é difícil concretizar tudo”, completa.

No domingo (15), a escritora vai estar acompanhada da também autora Leticia Wierzchowski. “Será um prazer estar com ela”, finaliza. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasRS
Matérias Relacionadas