REDE ESTADUAL

Mais escolas da região terão ensino médio em tempo integral; saiba quais são

Com isso, 18 colégios terão a modalidade de ensino em dois turnos

Publicado em: 26/09/2023 21:15
Última atualização: 17/10/2023 22:34

Mais seis escolas da região terão ensino médio em tempo integral a partir de 2024. Aderiram à proposta o Instituto Estadual Professora Nena - Ciep (Sapiranga), Ivo Bühler - Ciep (Montenegro), Cônego Scherer (Santa Maria do Herval), Willybaldo Samrsla - Ciep (Taquara), Helena Câmara e Victor Becker (São Leopoldo).


Fernando Ferrari é pioneira na região no ensino médio de tempo integral, oferecendo atividades extracurriculares Foto: Fotos Joceline Silveira/Arquivo GES

Conforme a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de 13 a 21 de setembro, foram realizadas assembleias de consulta pública nas instituições de ensino, com votação da comunidade escolar e se era favorável ou não à modalidade de ensino.

Além da formação básica, a parte diversificada da matriz curricular oferece dois cursos profissionalizantes que serão escolhidos conforme a realidade de cada região. Agora, a região cobertura do Grupo Sinos terá 18 escolas com ensino médio em tempo integral. Até 2022, eram 18 escolas em todo o Rio Grande do Sul com alunos matriculados nesta modalidade. Em 2023, o número passou para 111 segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).A meta do governo do Estado é que, até 2026, metade das escolas estaduais tenham ensino médio integral. A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que vence em junho de 2024, prevê educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo a atender a, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Onde já funciona

A primeira escola da região a aderir à modalidade foi a Fernando Ferrari, de Campo Bom, em 2018. Atualmente, também atendem matrículas em tempo integral as escolas Neusa Mari Pacheco- Ciep (Canela), José Gomes de Vasconcelos Jardim (Canoas), São Francisco de Assis (Canoas), Princesa Isabel (Estância Velha), AJ Renner (Montenegro), Engenheiro Ignacio Christiano Plangg (Novo Hamburgo), João Mosmann (Parobé), Adelina da Cunha (Parobé), Instituto de Educação de Sapiranga (Sapiranga), Padre Reus (Esteio) e Dyonelio Machado (Esteio).

No modelo em tempo integral, são ofertadas nove horas de aulas diárias, que compõem uma matriz curricular própria. Ao todo, são 1,5 mil horas de atividades por ano, com planejamento interdisciplinar, com o objetivo de trabalhar o projeto de vida do jovem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRegiãoRS
Matérias Relacionadas