Mais de 41 mil estudantes já passaram pelo Projeto Loboguará, uma iniciativa de educação ambiental que começou suas atividades em 1992, no Parque Estadual do Caracol, em Canela. Há mais de três décadas, jovens aprendem sobre a preservação ecológica.
O programa opera de forma conjunta com as escolas, promovendo uma abordagem interdisciplinar que visa estimular o pensamento criativo e o compromisso ambiental. Atualmente, o Loboguará estende sua atuação para diversas localidades, incluindo o Pé da Cascata do Caracol, o Ecoparque Sperry em Canela, o Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul e o Parque da Guarita em Torres.
“A missão do projeto é inspirar nos jovens o respeito e o compromisso com o meio ambiente, através de uma abordagem pedagógica que privilegia a experiência ao ar livre como um meio educativo poderoso, onde os estudantes têm a oportunidade de conectar-se diretamente com a natureza”, explica o biólogo responsável, João Pedro Travi.
“Muitos participantes mais velhos que experimentaram o projeto em sua juventude agora desejam que seus próprios filhos e filhas tenham a mesma oportunidade. Eles compartilham histórias emocionantes sobre como o Projeto Loboguará moldou suas perspectivas, estimulou seu amor pela natureza e os inspirou a se tornarem cidadãos responsáveis”, completa.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags