Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Novo Hamburgo (Deam) apreenderam, na manhã desta segunda-feira (9), mais armas na casa de um policial militar uruguaio de 48 anos. O estrangeiro foi preso na sexta (6) à noite por agressão à companheira, uma hamburguense de 50 anos, no apartamento do casal, na Avenida Maurício Cardoso, bairro Hamburgo Velho. Ele estava com uma pistola, simulacros e munições.
“Foi autuado em flagrante por violência psicológica. Instauramos inquérito e também responderá por posse de arma de uso restrito”, declara o delegado da Deam, Lucas de Moura Britto, que interrogou o investigado. “Confessou saber estar de forma irregular no Brasil.” O uruguaio tem a patente de oficial subajudante, mas está licenciado. “Ainda precisamos esclarecer essa situação”, comenta Britto.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP E FIQUE SEMPRE BEM-INFORMADO
Companheira fez a denúncia
A primeira investida no apartamento foi às 22h50 de sexta, quando a companheira ligou para a Brigada Militar e disse estar sendo vítima de violência doméstica. Quando os policiais chegaram, ela acrescentou que o homem mantinha armas em casa. Os brigadianos localizaram uma pistola Taurus 765, que o suspeito alegou ser do pai e registrada no país natal. Foram ainda apreendidas duas pistolas de airsoft e 58 munições intactas de calibre 32.
Ainda no imóvel, o estrangeiro se disse delegado de Polícia do Uruguai e apresentou identidade funcional. No fim de semana, na audiência de custódia, ganhou liberdade provisória.
No fim da manhã desta segunda, a equipe da Deam encontrou mais material bélico no apartamento. Um revólver calibre 38 Special estava escondido em um roupeiro. “Não tem registro no Exército nem na Polícia Federal”, observa o delegado. Também foi recolhido um simulacro de revólver.
LEIA TAMBÉM