VALE DO CAÍ

Maestro que perdeu os filhos em acidente na RS-122 fala sobre retorno aos espetáculos

Colisão que aconteceu em 8 de julho deste ano vitimou Pietro e Lorenzo, filhos de Davi Dessotti, e a nora Daniele; eles eram músicos da Orquestra de Sopros de Bom Princípio

Publicado em: 08/09/2023 19:07
Última atualização: 17/10/2023 21:08

A música nunca parou de tocar, mesmo que naquele 8 de julho, os acordes menores tenham tomado conta da família do maestro Davi Dessotti, 55 anos. Ele e a professora de música e regente de coros infanto-juvenil, Nina Dessotti, 52 anos, são pai e mãe de Pietro e Lorenzo Dessotti, que morreram no acidente de carro, na RS-122, há dois meses. Com os rapazes estava também Daniele Schwab, 22 anos, namorada de Pietro. Ela também não resistiu. Nesta sexta-feira (8), exatos dois meses da morte dos filhos e da nora, Davi e Nina seguem com ensaios e encontram na música a razão para seguir em frente. 


Orquestra de Sopros de Bom Princípio, da qual Pietro, Lorenzo e Daniele faziam parte, seguiu fazendo espetáculos Foto: Divulgação

Os três eram músicos da Orquestra de Sopros de Bom Princípio. Pietro e Lorenzo também tocavam numa banda de rock, além de ser o “braço direito” de Davi na organização dos eventos das orquestras e projetos musicais da família. A perda dos filhos e da nora não representou apenas um vazio físico para família, mas também musical, reconhece Davi ao afirmar que os três eram bons músicos, mas que deixaram um legado, apesar da vida breve que tiveram.

A primeira apresentação após a morte dos filhos ocorreu menos de uma semana depois. A tragédia aconteceu num sábado, e na quinta-feira seguinte, Davi e parque da Orquestra de Sopros estavam no interior de Bom Princípio tocando na inauguração de uma agência bancária. Naquele momento o maestro teve a certeza de que a música – razão da vida dos filhos e família – jamais poderia parar de tocar. “Naquele momento a gente recebeu muitas homenagens, que bem poderíamos imaginar. Fomos muito acolhidos, foi lindo. Tocamos e nos emocionamos. Naquele momento vimos que deveríamos continuar com nosso trabalho.”

Neste domingo (10), a partir das 10 horas, no palco cultural da Festa Nacional do Moranguinho, a Orquestra de Sopros de Bom Princípio estará à frente do 5º Festival de Orquestras de Sopros de Bom Princípio, recepcionando outras orquestras da região. Era em eventos como este que Lorenzo, Pietro e Daniele ajudavam Davi, “carregavam o piano”, como descreve Davi, para dizer o quanto os filhos se envolviam nos preparativos dos eventos.


Família do maestro Davi encontrou nos membros da Orquestra a acolhida e o conforto para continuar o legado dos filhos Foto: Divulgação

Mas a ausência dos jovens fez multiplicar a presença de outros tantos na vida de Davi e Nina, e da filha Sofia. O maestro diz que hoje percebe o legado que os filhos deixaram. Há mais união e interesse pela música entre os membros das orquestras. Até a banda de rock que os meninos tocavam continuou, mas com amigos deles no vocal e bateria. A música não parou de tocar nem por um instante.

“Eles vão fazer falta, sim, a presença física deles, mas, ao mesmo tempo, a gente está cercado de muitas pessoas que estão conosco. As pessoas abraçaram a causa como nunca. É muito lindo”, reconhece Davi. O maestro conta que percebe também a herança dos filhos na música. “Os alunos que aprenderam com eles – os discípulos, digamos assim – assumiram um papel de muito protagonismo. Eu e a minha esposa e a minha filha, Sofia, estamos cercados de uma corrente de amor muito grande”, finaliza. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas