O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) recebe, neste sábado (2), mais um lançamento de obra que destaca a história leopoldense. É o livro “Histórias de São Leopoldo: Dos povos originários às emancipações”, que será lançado a partir das 15h, em evento com os autores Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume, que contará ainda com sessão de autógrafos.
Na obra com 352 páginas, Braun e Blume escrevem sobre os indígenas que habitaram a região, a primeira sesmaria reconhecida em 1755, registrando a data da primeira ocupação de terras por parte dos europeus: 1741; além da história da Feitoria do Linho Cânhamo a partir de 1788; as primeiras administrações leopoldenses após a emancipação de 1846; as lideranças políticas de origens luso e germânica; o desenvolvimento das localidades que pertenceram a São Leopoldo como distritos e povoados; a fundação das comunidades religiosas e de instituições de ensino; entre tantos outros dados marcantes.
Os autores ainda proporcionam recortes cotidianos da trajetória político- administrativa de São Leopoldo nesses 199 anos de história. As narrativas perpassam a chegada dos imigrantes, a elevação da localidade à capela curada, a criação da Vila e, num segundo momento, a aquisição da condição de cidade.
No final da obra, os escritores publicam fotografias antigas, nomes e datas, de imigrantes pioneiros e seus descendentes que residiam na antiga área territorial de São Leopoldo até o ano de 1927. Nesta parte final, estão registrados os nomes das localidades de origem destes imigrantes na Europa, bem como, os distritos e povoados onde eles viviam (dentro da cidade de São Leopoldo).
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo fica na Av. Dom João Becker 49, Centro de São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags