PORTO ALEGRE
Leilão da Carris ocorre nesta segunda-feira; veja o que será oferecido e como vai funcionar
Sessão pública inicia às 13h30 na capital, mas terá transmissão ao vivo pelo Youtube
Última atualização: 17/10/2023 23:08
A partir das 13h30 desta segunda-feira (2) ocorre a sessão pública de desestatização da Companha Carris Porto-Alegrense (Carris). O leilão, de âmbito internacional, será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), no Centro Histórico da capital, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura.
Conforme a administração municipal, a disputa foi estabelecida com proposta comercial mínima de R$ 109 milhões e inclui a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos, e a concessão por 20 anos com a operação de 20 linhas da Carris - o que representa 22,4% do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre.
Como vai funcionar
De preferência, cada licitante deverá se apresentar com apenas um representante legal que, devidamente munido de credencial, será o único admitido a intervir em todas as fases do procedimento licitatório, por escrito ou oralmente. Os licitantes deverão entregar para a Comissão Especial da concorrência pública, presencialmente, três envelopes lacrados:
- Envelope 1: com garantia da proposta, e, em caso de consórcio, comprovante de compromisso de constituição de consórcio;
- Envelope 2: com a proposta comercial para aquisição da Carris e a concessão das linhas;
- Envelope 3: com documentos de habilitação para a concorrência.
A partir das 14 horas, os dois primeiros envelopes são abertos e começam os lances viva-voz. Será vencedor da disputa o licitante que ofertar o maior valor.