abc+

ÚLTIMO DIA

Kerb de São Miguel: Comemoração do bicentenário da imigração marca desfile em Dois Irmãos

Evento, que se encerra neste domingo (1º), contou com a participação de representantes das cidades que integram a Rota Romântica

Eduardo Amaral
Publicado em: 01/10/2023 às 20h:41
Publicidade

Com a participação de representantes de todos os municípios da Rota Romântica, a população de Dois Irmãos assistiu, na tarde deste domingo (1º), ao desfile do 194º Kerb de São Miguel. O envolvimento de pessoas e entidades de outras cidades da região está relacionado ao mote do evento na edição deste ano, que teve como tema “Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã – A Tradição mora aqui!”.

Desfile, música e distribuição de bebida tradicional marcaram o último dia do Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos | Jornal NH



Desfile, música e distribuição de bebida tradicional marcaram o último dia do Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

O evento, que teve início na última quinta-feira (28), escolheu marcar a contagem regressiva dos 300 dias para o bicentenário da imigração alemã e, para isso, um relógio eletrônico foi instalado no centro da cidade na sexta (29).

O dia ensolarado e com temperatura agradável ajudou a atrair um grande público, que acompanhou as diversas alas montadas, entre elas, uma dedicada à representação simbólica da imigração, unindo Brasil e Alemanha por meio de gestos de afeto, abraços e demonstração de união, que prevalece sobre as diferenças culturais.

Atração tradicional, o bierwagen desfilou neste domingo, distribuindo a também tradicional spritzbier, bebida gaseificada produzida pelos colonos e descendentes. A distribuição atraiu o público ao longo do percurso feito pela Avenida 25 de Julho.

Prefeito de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti comemorou a presença de entidades e pessoas de outras cidades da região, e ressaltou que essa integração entre os municípios será muito importante para as comemorações dos 200 anos da imigração alemã. “É importante que todos os municípios que foram São Leopoldo, berço da colonização alemã, façam ações integradas para fortalecer”, avaliou, afirmando que Dois Irmãos também se fará presente em eventos de municípios vizinhos.

União entre cidades

Morador de Igrejinha, o empresário Eliezer de Souza, de 37 anos, estava junto a uma das atrações que mais chamaram a atenção durante o desfile. Membro do grupo Bierzug, ele e os amigos desfilavam em um várias bicicletas acopladas umas às outras.

“A ideia nasceu de a gente querer fazer mais para a festa, ser um atrativo a mais para a festa de Igrejinha. São pessoas que queriam fazer a Oktoberfest mais bonita em Igrejinha”, lembra ele ao relatar a história de uma década do grupo, que até hoje se apresenta antes da Oktoberfest da cidade.

Convidado para participar do Kerb de São Miguel, o grupo levou a ideia para Dois Irmãos, chamando atenção do público ao longo do trajeto. Sincronizados, eles faziam manobras que lembravam o movimento de uma centopeia de bicicleta ao longo da avenida.

Para celebrar

Meneghetti destacou ainda a necessidade de a comunidade conseguir celebrar mesmo em meio a uma realidade complicada no Estado, que, ao longo do mês de setembro, sofreu com chuvas e enchentes.

Desfile, música e distribuição de bebida tradicional marcaram o último dia do Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos | Jornal NH



Desfile, música e distribuição de bebida tradicional marcaram o último dia do Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

“Apesar do momento difícil que o Estado passa, precisamos dar motivos de alegria para nossa população, e o Kerb de São Miguel marca o início desta contagem regressiva”, destacou Meneghetti.

O prefeito ainda destacou como o evento consegue prestar homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram à cidade. “O Kerb de São Miguel é um momento de grande comemoração, comemoração à vida e à vitória que foi a chegada dos imigrantes aqui.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade