abc+

ESPORTE

Judoca canoense conquista medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano

Competição ocorreu neste fim de semana em Lima, no Peru

Taís Forgearini
Publicado em: 16/07/2023 às 15h:04 Última atualização: 18/10/2023 às 14h:29
Publicidade

O judoca Arthur Bonato, de 12 anos, foi campeão no Pan-Americano de Judô, na categoria sub-15 (-40 kg), neste domingo (16). O campeonato realizado em Lima, no Peru, reuniu atletas de diversos países. Nesta segunda-feira (17), o canoense retorna para Canoas com a medalha de ouro.

Arthur Bonato conquista ouro no Pan-Americano de Judô



Arthur Bonato conquista ouro no Pan-Americano de Judô

Foto: PAULO PIRES/GES

“Eu estava me sentindo muito preparado, pois treinei muito para isso, foi minha segunda competição internacional pelo judô, eu queria muito trazer esse título para o meu País, para Canoas e para meu clube Sogipa. Estou contente com meu desempenho, e muito feliz com o resultado”, comemora o jovem.

Arthur venceu as quatro lutas em que disputou, todas com o golpe máximo do judô, o ippon. Considerado o “noucaute” do esporte, o golpe ocorre quando na projeção, com queda, o oponente cai com as costas por completo no tatame.

“A primeira [luta] foi contra um judoca do Peru, na segunda e na terceira, os meus adversários eram do Equador, a última luta foi contra um brasileiro, do estado do Piauí”, detalha.

A mãe do judoca, Vanessa Souza Bonato, celebra mais uma conquista do filho. “Foi a segunda competição internacional do Arthur com o judô. Embora ele tenha apenas 12 anos, é a segunda vez que ele veste a camiseta com as cores da seleção brasileira. Nossa família está muito orgulhosa com o resultado dele, que é fruto de muita disciplina, dedicação, coragem e determinação. Sabemos o quão desafiador é o caminho para alcançar uma medalha de ouro”, destaca.

Vanessa agradece pelas doações recebidas que possibilitaram a viagem de Arthur. “Quero agradecer a todos que apoiaram a vaquinha on-line e as ações que fizemos para conseguir recursos para que o Arthur pudesse viajar e disputar o Pan-Americano.”

No mês passado, a família do jovem precisou correr contra o tempo para arrecadar recursos para a viagem internacional. “A solidariedade das pessoas que doaram foi fundamental para mais essa conquista no esporte”, finaliza Vanessa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade