DE OLHO NA PROFISSÃO
Instituto Ivoti promove orientação vocacional para estudantes da instituição
8ª edição do Encontro com as Profissões segue quinta-feira (10) durante o horário de aula
Última atualização: 17/10/2023 18:22
Durante o ensino médio é comum que os estudantes tenham dúvidas do que fazer em relação ao futuro profissional. Stéphani Dietrich Bohn, 17 anos, cursa o terceiro ano e conta que houve um tempo em que se perguntou do que gostava, mas, com a ajuda do Instituto Ivoti, que propõe para os alunos ter contato com profissionais do mercado de trabalho, o que era incerteza, passou a ser convicção.
Através da coordenação pedagógica, o Instituto Ivoti está promovendo, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a 8ª edição do Encontro com as Profissões. O evento é realizado sempre em comemoração ao dia do estudante, celebrado no dia 11 de agosto. O objetivo é orientar os jovens na construção do projeto de vida e aproximar do mundo do trabalho. Durante o horário de aula, cerca de 320 alunos do ensino médio da instituição têm a oportunidade de ouvir profissionais do mercado de trabalho.
O evento faz parte do Projeto Vida, de orientação vocacional e profissional, que iniciou em 2016 e reúne profissões levantadas através das áreas de interesse dos próprios alunos. Na edição deste ano, ex-alunos do Instituto Ivoti participam falando sobre a trajetória de vida após a saída do ensino médio. Uma palestra sobre empreendedorismo, inovação e educação financeira também faz parte da programação de quinta-feira. Além disso, três blocos de bate-papos farão a integração entre os profissionais, ex-alunos e os próprios estudantes.
Os assuntos abordados são baseados no contexto atual. De acordo com Bárbara Vier, coordenadora do projeto, as conversas podem influenciar o estudante na escolha da profissão e até mesmo pela não escolha, já que os alunos têm a oportunidade de conversar com alguém que está atuando.
“Eles podem conversar sobre tudo, tirar dúvidas, entender quais são as demandas, sobre o currículo dos cursos, como abrir o próprio negócio, ganhos salariais, etc. O retorno tem sido bem positivo. Mesmo aqueles que já saíram, sempre relatam como foi importante refletir sobre isso ao longo do ensino médio. Quem estuda com a gente aqui, pode participar do evento durante os três anos do ensino médio”, explica Bárbara.
Foi assim que a aluna Stéphani decidiu que a área de pedagogia seria a opção certa para o futuro. Através de uma palestra no ano passado ela “teve o estalo”. Para ela, ter tido contato com diferentes profissões foi importante para a decisão. “A gente consegue ver de forma mais profunda, saber mais sobre o mercado de trabalho, se encontrar um pouco mais, e esses encontros são um diferencial do Instituto. É bom ouvir profissionais de outros cursos também para ter certeza do que não quer seguir”, avalia.
Já Guilherme Barlem Gemelli, 17 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, optou por ouvir a profissional de astronomia palestrando para a turma, pois é um assunto que sempre lhe interessou. “É uma grande oportunidade para descobrir o que a gente gosta. Foi legal ver o modo como o universo funciona”, diz. Apesar de gostar de aprender sobre os planetas e galáxias, é na área de tecnologia da informação que o jovem pretende fazer carreira.
Ex-alunos voltam para a instituição como profissionais
Um dos palestrantes do Encontro com as Profissões foi Guilherme Kunzler Becker, 30 anos, ex-aluno do curso de informática do Instituto Ivoti e formado em Farmácia pela Universidade Federal de Pelotas. Para ele, voltar a escola e conversar com os jovens sobre a profissão que escolheu é importante para incentivar quem deseja seguir o mesmo caminho.
“É importante porque no ensino médio temos muitas dúvidas. Eu mesmo fiz vestibular para vários cursos. Cheguei a cursar Biologia e depois mudei para Farmácia. Espero que saiam daqui com outra visão da profissão, que precisa ser valorizada. Existe muitos campos de atuação dentro do curso”, finaliza.
Contato com mais de 40 profissões
Nos dois dias, os estudantes da Instituição vão ouvir profissionais de mais de 40 cursos, entre eles: Perícia Criminal, Agronomia, Gastronomia, Estética e Cosmética, Música, Arqueologia, entre outros. De acordo com Bárbara, cada edição do evento é personalizada conforme os interesses dos estudantes, com temáticas atuais. A expectativa da coordenadora é que os alunos possam ampliar o repertório. “Queremos que saiam entusiasmados ao sair daqui, com sonhos e projetos de vida, além de despertar a vontade e o desejo pelo ensino superior. Queremos tirar as dúvidas, mas ao mesmo tempo, é bom que saiam com questionamentos, para que pesquisem ainda mais sobre a vida profissional”, enfatiza Bárbara.
Além da atividade, um intervalo interativo está entre as ações do Encontro com as Profissões. O Espaço Universidades recebe instituições de ensino superior com estandes e materiais para os estudantes interagirem e tirarem dúvidas. Empresas de intercâmbio, instituições com cursos pré-vestibulares e escolas de idiomas também marcam presença para auxiliar os estudantes nos questionamentos sobre o futuro após o ensino médio.