NA AVENIDA IMPERATRIZ
Instalação de válvula deve solucionar problema de desabastecimento de água em São Leopoldo
Serviço está sendo realizado pelo Semae nesta segunda-feira (7)
Última atualização: 18/10/2023 16:02
Desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (7) equipes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo trabalham na execução da obra de instalação de uma válvula que irá conectar as adutoras da Zona Sul e da Zona Norte da cidade. O serviço, orçado em R$250 mil, é realizado na Avenida Imperatriz Leopoldina.
Por conta da obra, 20 bairros poderão ficar sem água até a meia-noite de hoje, afetando cerca de 90 mil pessoas. O trânsito na avenida também está bloqueado na pista sentido centro/bairro sendo desviado pela Rua Pedro Américo. A interrupção do tráfego no trecho deverá permanecer, pelo menos, até o próximo fim de semana, quando está previsto o asfaltamento do local.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Geison Freitas, com a instalação da válvula, será possível fazer o manejo de água entre as duas principais adutoras do Município. “Agora estamos com a adutora da Zona Sul fechada. Se já tivéssemos instalada a válvula, conseguiríamos pegar água da Zona Norte e jogar para a Zona Sul para que parte da cidade não fique desabastecida por longos dias”, exemplifica.
“Esta válvula é uma peça importante para quando a gente começar a obra da nova adutora, que será uma obra bastante grande, que vai mexer com toda a estrutura da Imperatriz. Essa válvula vai fazer com que a gente não deixe a cidade desabastecida por muitos dias”, explica.
Conforme Freitas, a obra da nova adutora está orçada em R$30 milhões e deverá solucionar os problemas de desabastecimento e de pressão na cidade. “ Uma grande obra que vai mudar a vida de São Leopoldo. Com ela, vamos conseguir desligar adutora que é da década de 70, e que normalmente se rompe com a instabilidade do clima”, conta. Segundo ele, a obra da nova adutora está em processo de licitação. “Nosso objetivo é ainda este ano iniciar a obra dessa adutora já com contrato assinado e empresa contratada”, frisa.
Bairros afetados
Os bairros que poderão ser afetados com desabastecimento de água até a meia-noite desta segunda-feira serão: Centro, São José, São Miguel, Vicentina, Batista, Otacília, Fião, Cristo Rei, Padre Réus, Duque de Caxias, Cohab Duque, Monte Carlo, Santa Tereza, Morro do Espelho, Jardim América, Vila Esperança, Fazenda São Borja, Rio Branco, Pinheiros e parte da Vila Nova.