Mais de mil materiais desenvolvidos para os segmentos de calçados, confecção, móveis e bijuterias ficam expostos na Fiergs, em Porto Alegre, entre esta terça-feira (11), até as 19 horas, e quarta-feira (12), das 10 às 18 horas.
O Inspiramais deve receber cerca de sete mil visitantes nos dois dias e mostra os resultados de um trabalho de pesquisa que resulta em produtos como tecidos e pedrarias que serão tendência no segundo semestre do próximo ano. A proposta é unir empresas e compradores, relacionando design de materiais e negócios.
A abertura do evento foi feita pela superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, que destacou a presença de compradores de todo o País e da América Latina. “Aqui, esperamos receber mais de 7 mil pessoas em dois dias de salão, sendo parte deles da Colômbia e México, por meio do Projeto Comprador.”
Também participaram da cerimônia de abertura o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, Gabriel Isaqson, da ApexBrasil, Fernando Pimentel, da Abit, e José Fernando Bello, do CICB, a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, Walter Rodrigues, coordenador de Pesquisa e Design da Assintecal, e a deputada federal Any Ortiz.
“A inspiração está ligada no negócio. Nesta edição estamos falando sobre a pessoa que faz. Quem visita o Inspiramais, quem manipula os materiais, quem produz. A mão e o olhar do designer que trazem o diferencial do produto brasileiro”, destaca Rodrigues.
Tendências apresentadas por marcas da região
E o salão reúne empresas da região, como a Cofrag, de Sapiranga, que traz a campanha On The Road com coleção desenvolvida pela consultora do Estúdio Compor, de Novo Hamburgo, a Tatiana Ritzel e pela gerente de desenvolvimento de produtos da Cofrag, Rafaely Bernadineli.
“Temos inspirações em temáticas mais desérticas com materiais mais quentes, aconchegantes e estruturados, temos a temática de explorar a natureza noturna com rendas, pérolas e estampas mais dark gótica e também românticas, temos a inspiração também no universo trazendo materiais em prata. E temos a referência dos anos 70, que foi quando houve uma ruptura na moda, trazemos então o animal print, o folk e o artesanato, a ideia do feito à mão”, explica Tatiana.
O produto mais artesanal é também o carro-chefe da Next, de Campo Bom. Segundo o designer Rodrigo Stumpf, a empresa trouxe para o Inspiramais diversos enfeites com materiais como jutas e sisal com strass.
“A fábrica existe há 17 anos e todo o desenvolvimento é feito por nós. Depois, o cliente pode escolher se quer a produção feita de forma nacional ou importada”, detalha Stumpf.
Couro diferente
E tem empresas de outros estados que também trazem novidades para o salão. A Tilápia Leather/Hoch Couros tem sede em Andradina (SP) e produção em Mangaratiba (RJ) e, como o nome já diz, produz couros a partir de tilápias.
“O diferencial é que são tilápias criadas em água salgada. A pigmentação ela é com ingredientes naturais, como a cúrcuma. E é um produto muito aplicado em roupas, bolsas e calçados. Nossa participação é também para buscar clientes no Rio Grande do Sul, especialmente de área como Vale do Sinos e Paranhana, que tem uma indústria calçadista muito forte”, conta a CEO de peiX)aria conexão e negócios de pescado no RS e parceira comercial de Tilapia Leather, Maria Elisabete Haase-Möllmann.
LEIA TAMBÉM