Igrejinha tem trabalhado para fortalecer o potencial turístico do município e também da região. Uma das apostas tem sido a união do lazer e da natureza por meio de atrações do ecoturismo. Segundo o prefeito Leandro Horlle, as belezas naturais já contam com roteiro organizado pela Administração Municipal e Emater.
“São inúmeras atrações de natureza preservada que podem ser contempladas em diversos pontos da cidade. Existe um roteiro organizado através da secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Emater que é o Caminhos do Rural Saudável. Neste projeto, pequenos estabelecimentos fazem recepção dos turistas trazendo atrações e gastronomia para divulgação da cidade”, conta Horlle.
Uma das atrações do Caminhos do Rural Saudável é o sítio Nós na Terra, que fica no interior da cidade. Além do espaço do sítio, a área conta com o ateliê Iara Sander e, em breve, terá também hospedagem.
“Temos duas frentes de trabalho, meu ateliê Iara Sander, que tenho há uns cinco anos e trabalho com aulas de costura, desenvolvo sob encomenda vestidos de noiva e faço trabalho de tinturaria natural e estamparia botânica, este é o que mais amo. Na estamparia utilizo erva-mate, cascas de cebola, folhas de eucalipto, cascas de acácia, e tudo isso em tecidos mais naturais como algodão, linho. E junto com isso nasceu a ideia da cabana que tem o objetivo de fazer com que os hóspedes se conectem com tempo de ócio, contemplação, descanso, repouso. Um local para esquecer dos problemas”, conta a proprietária Iara Sander.
Segundo Iara, as obras na cabana estão na fase final e algumas reservas já foram feitas por meio de uma plataforma de hospedagem. “Finalizaremos a parte interna em uma semana e aí vamos intensificar a divulgação. Além de casais, também estamos focando no público feminino carente de espaços legais. Existem muitas mulheres que viajam sozinhas e temos um espaço seguro. Além de morarmos na propriedade, os arredores também são tranquilos”, ressalta a empreendedora.
E o sítio tem história, ele está na família há muitas gerações. “O sítio está na família há 100 anos. Eu e meu marido compramos parte do meu avô e a outra metade segue sendo dele. Eu vivo aqui desde criança, tem uma vista singular. O ecoturismo tem grande potencial e queremos fortalecer isso”, destaca Iara.
Outros investimentos
Igrejinha também conta com um aplicativo que contém informações de comércio, hospedagem, gastronomia e outros. “A partir do aplicativo Turismo Igrejinha, moradores e turistas têm informações sobre diversos estabelecimentos”, explica o prefeito.
Horlle também fala de investimentos na parte asfáltica. “Estamos trabalhando na conclusão da pavimentação asfáltica que criará um corredor entre Igrejinha, Três Coroas e Gramado privilegiando a rota da Serra Grande com vistas para todo vale do Paranhana e também para o Vale do Sinos. Este momento de crescimento do município fomentado por iniciativas do poder público e investimentos realizados por empreendedores de gastronomia, hospedagem, lazer e diversão, com certeza vai consolidar Igrejinha como destino turístico nos próximos anos.”
LEIA TAMBÉM