Administrado pela Prefeitura há mais de um ano, o Hospital Universitário de Canoas (HU) poderá, em breve, ter uma nova gestora. Foi publicada no Diário Oficial do município uma pesquisa orçamentária. O documento é o primeiro passo para a estruturação de um processo licitatório, cujo objetivo é a administração da casa de saúde.
Segundo a secretária de Gestão Hospitalar, Juceila Dall’Agnol, a publicação é um alinhamento de todo o trabalho realizado no HU. “Queremos buscar o valor de mercado do serviço prestado no hospital.” Atualmente são repassados cerca de R$ 14,2 milhões pelo município para custeio de pessoal e outras despesas.
No total são 91 páginas com especificações técnicas, lista de materiais necessários para o funcionamento da casa de saúde, cargos, impostos, entre outras particularidades. “É um termo de referência para que as empresas interessadas possam orçar todos os serviços.”
Até agosto
As empresas interessadas devem enviar a proposta de orçamento, que engloba o detalhe do custeio e capital, até às 17 horas do dia 8 de agosto. Os documentos precisam ser encaminhados através do e-mail: licitacoes@canoas.rs.gov.br. Deve constar também o cronograma de desembolso dos valores e demais informações.
Conforme Juceila, a administração almeja que o HU, referência para mais de 156 municípios do Estado, volte a ser modelo em assistência de saúde hospitalar e ambulatorial. “Não apenas em nível regional, mas também a nível nacional.”
O secretário da Saúde, Felipe Martini, reiterou que a intenção é trazer inovação e tecnologia para a casa de saúde. “Queremos colocar o HU no rumo certo.”
PPP no horizonte
Juceila esteve recentemente em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, onde conheceu o projeto de uma Parceria Público-Privada (PPP) que está em andamento na cidade paulista. “Eles pretendem construir uma clínica pediátrica.”
A secretária explica que são ao menos três hospitais o Estado de São Paulo conta com três hospitais no modelo de PPP. “A proposta é bem positiva. A próxima etapa é fazer uma visita para conhecer a administração.”
LEIA TAMBÉM