Após o envio de um documento que pede ao governo do Estado informações sobre o traçado da RS-010, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) ainda aguarda uma resposta. O assunto, que servirá de base para a definição do impacto em cada município da região, foi debatido nesta terça-feira (10) durante o Fórum de Mobilidade da associação.
As informações, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo e coordenadora do Forum, Roberta Gomes de Oliveira, são fundamentais para orientar as decisões relacionadas à liberação de construções no trajeto e de outros projetos urbanos. Ela destaca que a intenção é alinhar os dados com estratégias para que seja possível garantir um transporte acessível e eficiente para a população.
“A data que nos foi passado para que viessem informações do Governo Federal sobre os subsídios do transporte público seria até outubro, então gostaríamos de levantar e buscar essa informação”, disse.
O encontro, contudo, também serviu para que fosse traçada uma radiografia da política de reajuste de tarifas, tanto para táxis quanto para o transporte público, adotada pelas cidades da região. Ainda, foi abordada a necessidade de informações sobre o subsídio federal ao transporte público, que, de acordo com a Granpal, foi prometido para este mês de outubro.
O andamento das tratativas em relação ao transporte metropolitano aqui na região também esteve em pauta. Conforme o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, o assunto tem sido debatido constantemente. “A colaboração entre os municípios e o governo é fundamental para enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados ao transporte e ao desenvolvimento urbano”, disse.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags