Está dada a largada para o maior evento literário de Canoas, a 38ª Feira do Livro. O evento, que ocorre até 21 de outubro, situado na Praça da Emancipação, em frente à prefeitura, traz sessões de autógrafos, palestras, contação de histórias, rodas de conversa, entre outras atividades culturais.
Nesta sexta-feira (6), a partir das 10 horas, a arauta Leila Silveira, faz a abertura das 22 bancas de livros, que estarão disponíveis para os visitantes. A abertura oficial começa a partir das 18 horas, com apresentação da banda da Base Aérea de Canoas. Participam da cerimônia oficial, às 18h30, o prefeito Jairo Jorge, o patrono Caio Riter, secretários e convidados.
“A expectativa é a melhor possível. O evento está diversificado, com atrações para todos os tipos de público. Canoas respira cultura. Almejamos que essa seja a maior de todas as feiras do livro”, avalia o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco.
A partir das 19 horas, o grupo Vocal TAKT e o Quinteto de cordas, guitarra e bateria, sobem ao palco da feira. O espetáculo traz um repertório inteiro dedicado à banda de rock Queen, considerado um dos mais importantes grupos da história do rock. Entre as músicas apresentadas, estão “Under Pressure”, “Radio Gaga”, “Bohemian Rhapsody”, “Love of my life”, “Dont stop me now”, “We are the champions”, “Somebody to love”, entre outros. Os arranjos são assinados por Iuri Corrêa. Na bateria, Marquinhos Fê; e na guitarra, Ângelo Primon.
A edição deste ano tem como tema os 150 anos de Santos Dumont, considerado pai da aviação. A homenagem faz alusão à data e também pelo fato de Canoas ser conhecida como a “Cidade do Avião”. Os visitantes podem conferir a exposição de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma réplica do 14 Bis, na feira.
“Canoas tem a sua existência muito vinculada à questão da aviação, devido à presença do 5º Comar, da Base Aérea, mas, além disso, homenagear o Santos Dumont é homenagear também a ciência e a cultura”, destaca Pacheco.
As atrações também ocorrem no Paço Municipal e na Biblioteca Pública João Palma da Silva, onde nesta sexta, das 9 às 18 horas, tem a exposição “Colorindo Histórias em Gavetas”.
Fim de semana
Ao longo de 16 dias de feira, a programação vai reunir nomes importantes da literatura nacional, como João Trevisan, Luiz Antônio de Assis Brasil, Gilberto Schwartzmann, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Cláudia Tajes, Leticia Wierzchowski e Martha Medeiros.
“Uma das principais características do nosso evento, além do aspecto literário e cultural, é o grande número de atividades educacionais e pedagógicas espalhadas pela feira”, salienta o secretário de Cultura.
A Feira do Livro está repleta de atrações neste fim de semana. No sábado (7), a partir das 10 horas, a Bebeteca da Biblioteca Pública João Palma da Silva recebe contações de histórias. O auditório Sady Schiwitz, localizado dentro da prefeitura, recebe às 15h30, o 9º Encontro das Casa de Poetas do Brasil, e às 18 horas, ocorre a Mesa escritor Canoense: Poesia, comanda por Marlise De Gregori Pozzatti e Henrique Veber.
No domingo (8), a partir das 14 horas, no auditório Sady Schiwitz, ocorre o teatro de bonecos Plano de voo – Vida e obra de Santos Dumont e às 15 horas, o Anime MultiGeek Pocket. Na área central da feira, na Praça da Emancipação, Alex Fontoura comanda a Feira MultiGeek. A partir das 15 horas ocorre contação de histórias na Bebeteca. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Canoas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags