Os primeiros seis meses do ano tiveram um saldo positivo na geração de empregos em Gramado e Canela, conforme apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em Gramado, atualmente, são 20.091 pessoas com carteira assinada e, em Canela, o número chega a 9.636. No total, as duas cidades empregam de modo formal quase 30 mil pessoas – de uma população de pouco mais de 89 mil moradores.
No acumulado de 2023, o saldo de empregos em Canela é de 109, sendo que o setor de serviços é o que mais emprega, com cerca de 4,8 mil postos de trabalho. Em Gramado, a situação é a mesma, com o setor de serviços sendo o responsável pela maior parte dos empregos formais: são 12,4 mil. De janeiro a junho, Gramado teve 7.981 admissões contra 7.891 demissões, o que gera um saldo de 90 empregos.
“A Secretaria de Inovação dedica-se a incentivar a população e fornecer subsídios para que possa se qualificar e estar mais preparada para os desafios do mercado. Esses números nos alegram e nos fortalecem”, comenta o secretário de Inovação gramadense, Ike Koetz.
É de responsabilidade também da Secretaria de Inovação criar mecanismos para auxiliar os empreendedores. Em julho, a Sala do Empreendedor, vinculada à pasta, formalizou 29 novos microempreendedores individuais (MEIs).
Desses alvarás, 24,14% estão localizados no bairro Dutra, tornando-se a região com o maior número de MEIs formalizados no mês. Em seguida, aparecem os bairros Piratini e Avenida Central, com 10,34% cada, do número total de alvarás emitidos.
“Desde que assumimos a Secretaria, temos trabalhado para desburocratizar a abertura de MEIs em Gramado, tornando-a mais eficiente e rápida. Por isso, temos testemunhado um crescimento no número de empresários em Gramado a cada mês, e é muito gratificante ver que essas pessoas estão realizando o sonho de se tornarem seus próprios gestores”, reforça Ike.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags