O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) usou o Twitter na sexta-feira (14) para criticar o governador Eduardo Leite (PSDB) por manter o programa gaúcho de escolas cívico-militares, visto que foi anunciada a extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) no âmbito federal.
Na publicação, Wyllys compartilhou um tweet em que o governador afirma a medida e escreveu que esperava isso de “héteros de direita e extrema-direita”, mas não de Leite, pelo fato de que o governador é gay.
Veja o tweet:
Que governadores heteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee! pic.twitter.com/vZcOghIv2p
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) July 14, 2023
Horas depois, Leite usou a mesma rede social para compartilhar o post de Wyllys e rebater o comentário. O governador do RS escreveu que lamenta a fala do ex-deputado federal, “cheia de preconceitos em incontáveis direções”. Veja:
Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância. pic.twitter.com/AuBpKRst8N
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 14, 2023
LEIA TAMBÉM