Quem estava “encasacado” na segunda-feira (14) teve que encontrar uma roupa mais leve nesta terça (15). Enquanto um dia teve geada e temperaturas perto de 1°C, o outro pode chegar aos 30°C à tarde no Rio Grande do Sul. Isso acontece porque uma massa de ar quente atinge o Estado e contribui para a elevação dos termômetros.
O “calorão” fora de época deve permanecer até quinta (17), com temperaturas que podem chegar aos 34°C em algumas localidades. No entanto, essa trégua do frio já tem data para acabar.
Conforme a MetSul Meteorologia, a primeira frente fria deve chegar ao RS entre sexta (18) e sábado (19) com chuvas, temporais e a formação de um ciclone extratropical, que deve se formar a leste do Rio da Prata e da Argentina e trazer vento forte ao Estado.
O fenômeno se forma com o encontro entre a massa de ar quente e frio, segundo a meteorologista Estael Sias. Por isso, outro ciclone é esperado entre os dias 22 e 23 de agosto, visto que uma massa de ar quente volta ao Estado antes da chegada de outra frente fria. De acordo com os meteorologistas, o primeiro sistema será mais intenso do que o primeiro. Ambos se formam no mesmo local.
No entanto, novamente a massa de ar frio traz “precipitações generalizadas e que isoladamente podem ser fortes e com risco de temporais”.
Ainda conforme a MetSul, muitas áreas do Sul do Brasil devem ter chuva de 50 mm a 75 mm nos próximos dez dias, mas em alguns pontos os acumulados podem ficar perto ou acima de 100 mm, principalmente no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM