abc+

PADROEIRA

FOTOS: Feriado de fé e homenagens à Nossa Senhora Aparecida

Paróquias realizaram celebrações em honra à padroeira do Brasil nesta quinta-feira (12); veja galeria de imagens

Priscila Carvalho
Publicado em: 12/10/2023 às 17h:15 Última atualização: 18/10/2023 às 21h:20
Publicidade

Mesmo com chuva em alguns momentos, milhares de pessoas participaram das homenagens à Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), dia da padroeira do Brasil.

Na paróquia que leva o nome da santa, no bairro Scharlau, em São Leopoldo, a primeira atividade começou ainda pela manhã, com missa solene que lotou a igreja. Em seguida, houve almoço festivo e, à tarde, festa, com banda de baile, além de brincadeiras para as crianças. Única mudança em relação a outros anos, foi a opção da paróquia por não realizar a tradicional procissão, por conta das obras do viaduto da RS-240, que ocorrem em frente à igreja.



Na entrada da missa, a imagem da padroeira foi levada por devotos, seguida por crianças da comunidade. A celebração foi presidida pelo padre Jacó André Kunrath, que dedicou a missa às crianças, às vítimas da enchente e aos organizadores da festa na comunidade. “Ela é a padroeira do Brasil e os romeiros, devotos, são muitos. Ela é, foi e sempre será motivo da nossa alegria, da nossa paz e nossa esperança. Ela sempre estende a mão e sempre procura atender as nossas necessidades, sejam pequenas ou grandes. Ela sempre está para nos socorrer. Ela aponta para Jesus, que faz os milagres mediante a fé”, destacou o pároco, falando sobre Nossa Senhora Aparecida.

“Escuta, acolhida e serviço são as grandes virtudes dela, por isso que ela foi escolhida e por isso que seguimos os caminhos dela. Por isso que ela vem para estender a sua mão, cuidar do nosso coração, da nossa vida, da nossa família, da nossa caminhada”, concluiu.

Promessa

Entre os devotos que acompanharam a missa, estava Andréia Bitencourt, 50 anos, com a filha Sophia Bitencourt da Silva, 12, que foi vestida de anjo, cumprindo pelo último ano uma promessa feita pela mãe. “Ela era uma criança muito doente. Sempre a levava no médico e nunca ela se curava. Então, fiz uma promessa à Nossa Senhora Aparecida e ela se curou. Por isso, desde o 1º aninho dela, todos os anos, trago ela na missa da padroeira vestida de anjo”, contou. “Prometi que faria isso até os 12 anos dela”, complementou.



Devotas levaram imagens da santa

Moradora do Loteamento Chácara dos Leões, no bairro Santos Dumont, Roseli Carvalho, 40 anos,
vai todos os anos à missa na paróquia da Scharlau, levando junto a sua santinha. “Tenho fé desde criança”.

O mesmo faz a moradora de Canoas, Celia Ramos, 52 anos, todos os anos. Na manhã desta quinta, ela esteve novamente na paróquia, carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida consigo. “Sou muito devota, por todas as graças. Sempre recorro a ela e ela nunca me falha”.

No bairro Santa Tereza, também teve homenagem à padroeira. A celebração contou com a tradicional carreata por paróquias da Zona Sul da cidade, missa, almoço festivo e baile à tarde, junto ao ginásio da Vila Kennedy.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade