Um foragido considerado o responsável por liderar o crime organizado do tráfico de drogas do Paraguai para o Brasil foi preso na tarde desta quinta-feira (5) no Vale do Sinos. O homem estava na lista vermelha da Interpol por tráfico internacional de drogas. Ele era foragido desde 2022 quando saiu para fazer uma cirurgia e não voltou mais ao presídio.
Conforme o delegado Guilherme Dill, responsável pela captura do foragido, “o mandado de prisão expedido pela justiça federal é em decorrência de envolvimento com tráfico internacional de drogas, de forma que, após a importação, o indivíduo distribuía drogas em todo estado do Rio Grande do Sul”.
O traficante foi encontrado em Novo Hamburgo após oito meses de investigação da Polícia Civil. Os agentes prenderam o foragido quando saía de uma casa localizada no bairro Canudos. No momento da abordagem os investigadores perceberam que ele usava documentos falsos.
Foragido da lista vermelha da Interpol por tráfico internacional de drogas é capturado em Novo Hamburgo pic.twitter.com/NixJQZCqwz
— Jornal NH (@jornalnh) October 5, 2023
A adulteração de dados pessoais era uma estratégia que os investigadores já haviam identificado no período de monitoramento do criminoso. Além disso, contas de água e luz estavam sempre em nome de laranjas. E o endereço mudava a cada dois meses, no máximo. Nesta tarde, o padrão para se manter invisível à polícia não funcionou. Depois de preso, os agentes ainda foram até a casa onde o traficante morava e também encontraram armas, munições e porções de drogas.
O nome do investigado não foi revelado por causa da Lei de Abuso de Autoridade.
LEIA TAMBÉM